Programa de treinamento corporativo alcança resultados recordes em marketing de relacionamento e vendas

Performance da operação feita pela Electrolux e Grupo Take 5 demonstra a importância da capacitação especializada e contínua 

Em um ano de operação, o programa de treinamentos e recompensas criado pela Electrolux, em parceria com o Grupo Take 5, conquistou a atenção de quase um terço dos instaladores de ar-condicionado do país. Foram 72 cursos e treinamentos, com conteúdos em vídeo e texto, que somaram quatro mil horas consumidas. Nestes 12 primeiros meses, uma média de oito certificados foram emitidos por participante, revelando o engajamento do público-alvo. 

“Nosso objetivo era não apenas atrair, mas engajar e fidelizar os profissionais autônomos que atuam em todo o país como instaladores de ar-condicionado. Este é um público importante para a marca Electrolux, porque são eles que conhecem cada detalhe deste item que já se mostra tão importante na rotina dos brasileiros, embora de pouco “apelo emotivo”, uma vez que a única expectativa que se tem em relação a um ar-condicionado é que ele funcione bem quando o botão ligar for acionado”, explica Alceu Costa Junior, sócio-fundador e CEO do Grupo Take 5, especialista em treinamento corporativo à distância. 

Alceu acrescenta que diferentemente de um fogão, por exemplo, este eletrodoméstico não contará as histórias de um bolo de aniversário ou de um almoço de domingo. “A Electrolux entendia que o relacionamento próximo e duradouro com esses profissionais seria ainda mais promissor devido a este contexto específico para gerar o sentimento de valorização, o aumento do apreço pela marca, e a natural recomendação sobre os aparelhos da marca. Para avançar, era importante atuar com treinamento personalizado”, diz. 

Três frentes principais do programa foram traçadas, que seriam: atrair participantes interessados em treinamento corporativo; engajar e fidelizar a base de usuários do LMS (“Learning Management System”) e acompanhar e medir os dados e resultados (Business Intelligence). 

O programa, chamado Electrolux Instala, lida com assuntos técnicos que geram impacto real no dia a dia de trabalho e elevam a qualidade do serviço prestado pelos profissionais que participam do programa. “E esta linha de atuação retrata um dos segredos de qualquer programa de relacionamento, que é saber com quem se está conversando, usar a linguagem adequada, ouvir os envolvidos e entregar soluções que realmente façam sentido para eles”, diz Alceu. 

Para alcançar os objetivos traçados, o grupo atuou como principal agente do programa, alinhavando a atuação de todos os stakeholders envolvidos com o projeto: profissionais da Electrolux, agências de marketing digital, contact center técnico, entre outros que também contribuíram para alcançar os alvos. 

O próximo passo, segundo Alceu, é focar na base de instaladores que já participam do “Instala” para nutrir o relacionamento com eles e garantir a manutenção do interesse pelo programa. Entre as estratégias, ampliar o acesso aos conteúdos oferecidos e aumentar a adesão dos técnicos, garantindo que esses profissionais de instalação continuem consumindo e absorvendo o conteúdo com qualidade e divulguem seus benefícios aos clientes, gerando uma corrente de confiança. 

“Os resultados, que certamente continuarão surpreendendo positivamente, serão acompanhados de perto através da análise de dados via Business Intelligence e, sem dúvida, refletirão na qualidade do atendimento prestado por estes técnicos aos clientes Electrolux, antigos e novos, e nos resultados crescentes em marketing de relacionamento e vendas da companhia”, finaliza.


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