Primeiro evento para indústria de nutrição animal do país
Evento vai reunir profissionais envolvidos na cadeia da indústria de processamento de ração, fábricas de ração, indústrias de equipamentos para fábricas e tecnologias entre 13 e 15 de junho de 2023, em Curitiba, PR
A primeira edição do Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction, o primeiro evento focado em tecnologia para a indústria de nutrição animal no país, acontece em Curitiba, no Paraná, de 13 a 15 de junho. É a primeira vez que uma cidade brasileira recebe um evento com esta proposta.
O objetivo é promover um amplo debate sobre os mais importantes desafios, oportunidades, tendências, tecnologias e inovação para a nutrição animal, além de reunir fundos para a construção da primeira fábrica de ração piloto em uma universidade do Brasil, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas, proporcionando uma aproximação maior entre a academia e as demandas do mercado, destacou o professor da UFPR e membro do comitê científico do simpósio, Alex Maiorka.
Os palestrantes se dividirão em 13 palestras e uma mesa redonda de discussão durante os três dias de evento para tratar de temas como “Interação Processo X Nutrição”, “Impacto da peletização sobre o DGM da dieta”, “DGM para suínos: o que temos de novo?”, “Melhoria da qualidade dos peletes”, “Reações de complexação causadas pelo processamento térmico”, “Perdas durante o processo térmico” e “Perspectivas do mercado de rações”, entre outros temas.
A escolha de Curitiba
Curitiba é um centro de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico para a nutrição animal. Além disso, conta com uma localização estratégica, infraestrutura robusta, diversidade turística e gastronômica, defendeu Maiorka.
O gerente de Aplicações e tecnologia de Ração da Evonik e membro da Comissão Organizadora do simpósio, Marco Lara, destaca a posição do estado do Paraná como grande produtor de proteína animal, como frango e suínos e, consequentemente, com uma alta produção e processamento de alimentos para animais de diversas espécies.
“O estado ainda conta com a presença de grandes empresas produtoras de rações e alimentos para animais, o que também faz com que a região seja uma importante referência para o setor de nutrição animal”.
O que esperar
– Participação de mais de 10 palestrantes de renome internacional;
– 3 dias de evento;
– Mais de 13 horas de discussões apenas sobre nutrição animal;
– Cerca de 350 participantes.
Entre as principais atrações estão palestrantes como o pesquisador da Universidade de Auburn, dos Estados Unidos, Wilmer Pacheco; o gerente Executivo de Rações e Premix da BRF, Leonardo Miyata; o consultor Técnico de Fábrica de Rações da C.Vale, Marco Antônio Ebbing e o chefe-Geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe.
Também haverá a presença de nomes como Ananda Felix, da UFPR; Sergio Noschang, da Alibem; Uislei Orlando, da PIC dos Estados Unidos; Heider Martins, da Bühler; Marco Lara, da Evonik; Ariovaldo Zani, do Sindirações; Keysuke Muramatso, da DSM e Alex Maiorka, da UFPR.
Algumas das principais empresas do segmento já confirmaram participação, como Evonik, DSM, Bühler, Elanco, Unifrango, Vaccinar, Phibro, Van Aarsen, CPM, Aurora, Mangra e Quality Equipamentos, além de apoiadores institucionais do encontro, como Governo do Estado do Paraná, ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Editora Mundo Agro, Embrapa, BRF e Sindirações.
A expectativa é que Curitiba receba o evento anualmente. “Nossa meta para a próxima edição é ampliar a presença de público e patrocinadores, tornando o Symposium Feed Technology um encontro de tecnologia para nutrição animal definitivo e preeminente na América do Sul”, afirmou Maiorka.
Programação
Dia 13/06:
13h30 – Abertura
13h55: “Interação Processo X Nutrição” – Alex Maiorka, UFPR
14h45: “Impacto da peletização sobre o DGM da dieta” – Wilmer Pacheco, Universidade de Auburn
15h55: Apresentação da Fábrica de Ração Piloto
Dia 14/06
8h30: “DGM para suínos: o que temos de novo?”- Uislei Orlando, PIC Estados Unidos
9h40: “Tecnologia de moagem: Moinho de Martelo X Rolo”- Heider Martins, Bühler
11h: “Melhoria da qualidade dos peletes” – Keysuke Muramatso, DSM
14h: “Vantagens e desvantagens da aplicação pós peletes”- Leonardo Miyata, BRF
14h50: “Impacto da peletização sobre a digestibilidade de aminoácidos”- Wilmer Pacheco, Universidade de Auburn
16h: “Reações de complexação causadas pelo processamento térmico”- Ananda Felix, UFPR
Dia 15/06
8h30: “Perdas durante o processo térmico”-Everton Krabbe, Embrapa
9h: “Impacto do expander processo”- Heider Martins, Bühler
9h45: “Impacto do expander: Desempenho de frango”- Marco Antônio Ebbing, C.Vale
10h10: “Impacto do expander: Desempenho de suíno”- Sergio Noschang, Alibem
10h35: Mesa redonda
10h50: “Perspectivas do mercado de rações”- Ariovaldo Zani, Sindirações
11h30: Encerramento
Sobre o Feed Technology Institute
Organizador do 1° Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction, o Feed Technology Institute é uma iniciativa concebida pela Evonik e pela DSM em parceria com a Nutrall, empresa incubada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de atender a demanda crescente de indústria por especialização e profissionalização nos processos de produção de rações em toda América Latina.
O principal objetivo é construir a primeira fábrica de ração piloto do país dentro da UFPR, para desenvolver pesquisa e projetos de extensão de alunos. “Hoje nenhuma universidade brasileira tem uma fábrica de ração modelo para o desenvolvimento de pesquisas e especialização de estudantes, por isso nos reunimos para esta finalidade. E também por acreditar na cooperação tecnológica e científica para o desenvolvimento da nutrição animal”, definiu Lara.
Apoio
O 1° Symposium Feed Technology (SFT) tem o apoio institucional do Governo do Estado do Paraná, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Sindirações, da editora Mundo Agro, responsável pelo AviSite, OvoSite, SuiSite e PecSite.
Entre os patrocinadores do encontro, estão confirmadas empresas como Evonik, DSM, Bühler, Elanco, Unifrango, Phibro, CPM, Aurora, Quality, Van Aarsen, Vaccinar, Phytobiotics, Mangra, Zinpro e Só Automação.