Com letra que fala de sucesso e ostentação, o single de estreia da cantora carioca cai no gosto de personalidades do futebol
Recém lançado nesta sexta-feira, 20/01, o primeiro EP da rapper carioca GRAZI, “Pretos no Topo” (https://open.spotify.com/artist/7hUJ0QAPJGsMq61pJU3S5L) já caiu nas graças de jogadores de futebol brasileiros, dentre eles Ronaldinho Gaúcho. O trabalho chegou a todas as plataformas digitais pelo selo Canetando Music.
O EP conta com quatro composições autorais de GRAZI e tem título homônimo do single de estreia: “Pretos no Topo”, faixa que foi compartilhada por Ronaldinho Gaúcho no Instagram para mais de 70 milhões de seguidores. O ex-jogador é um dos ídolos da jovem artista e foi citado por ela como “um preto que está no topo” em post nas redes sociais. O vídeo acabou chamando a atenção do craque que agora está seguindo GRAZI nas redes sociais.
Outro jogador impactado pelo som da GRAZI foi Renê, do Internacional, eleito o melhor lateral esquerdo em 2022. O zagueiro Pablo Castro, do Flamengo, também compartilhou o single “Pretos no Topo” na sua rede social.
Além do EP, GRAZI também lançou um documentário em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@grazirap). O curta biográfico mostra bastidores da vida da artista, o passado recente como auxiliar de serviços gerais e a vida nova totalmente dedicada à música. Hoje GRAZI não trabalha mais como auxiliar de serviços gerais e é remunerada pelo seu trabalho como rapper. O vídeo foi dirigido por Wanderson Chan, filmmaker responsável por mais de 10 curtas, 40 clipes e 300 vídeos institucionais, e está disponível com legendas em inglês e português – o que promove a acessibilidade e também deixa claro o desejo de atingir o público de outros países, uma vez que a música brasileira está em alta no mundo todo.
DESCOBERTA ENQUANTO FAZIA FAXINA
GRAZI trabalhava há pouco mais de um ano numa creche no Recreio dos Bandeirantes como auxiliar de serviços gerais. Entre uma faxina e outra, compartilhava com os colegas os seus versos e embalava o turno com sua voz suave e marcante, cantando os mais diversos gêneros musicais, mas principalmente o rap – que é a sua paixão. Num destes momentos de descontração no meio do expediente, a diretora da creche passa perto de GRAZI e se surpreende: “Não sabia que você cantava tão bem!”. Acontece que GRAZI nunca tinha tido a oportunidade de mostrar o seu talento para a chefe.
Como uma verdadeira fada madrinha, a diretora da creche entrou em contato com o pai de uma das crianças que, não por acaso, já havia trabalhado com grandes nomes da música. A partir daí um contato levou a outro e GRAZI finalmente teria a chance de mostrar o seu talento para o mundo inteiro ouvir.
Para produzir seu primeiro trabalho, a rapper entrou em contato com o produtor musical Vinícius Rotatori, que já era seu conhecido por conta de amigos em comum. Na primeira vez em que eles se encontraram, há cerca de três anos, ao ouvir a voz de GRAZI, Vinícius Rotatori profetizou: “um dia eu ainda vou produzir um trabalho seu!”. O que era uma promessa de bar, se concretizou! O resultado é o EP “Pretos no Topo”, trabalho de estreia da GRAZI com quatro faixas inéditas e autorais.
“Tudo aconteceu muito rápido. Quando falaram que eu iria para o estúdio gravar as minhas músicas, eu quase não acreditei! Ao mesmo tempo, mesmo surpresa e até meio aérea, eu estava completamente preparada. Era o sonho da minha vida se tornando realidade! Então eu foquei naquilo que melhor iria me apresentar para as pessoas, as letras que estavam mais estruturadas. Junto com meu produtor, trabalhamos um verso ou outro para deixar mais ajustado e gravamos tudo numa noite, praticamente!”, revela GRAZI.
PRETOS NO TOPO
Foi lançado nesta sexta-feira, 20/01, em todas as plataformas digitais, o primeiro EP da rapper carioca GRAZI, “Pretos no Topo” (https://onerpm.link/pretosnotopo). O trabalho de estreia vem acompanhado de um curta biográfico que estará disponível no canal da cantora no YouTube (https://www.youtube.com/@grazirap).
O EP conta com quatro composições autorais e tem título homônimo do single de estreia: “Pretos no Topo”, faixa em que a cantora reflete sobre como o sucesso das pessoas pretas incomoda, ao mesmo tempo em que sonha com o próprio sucesso. Em seguida temos “Não faço isso de hoje”, que fala sobre a trajetória de GRAZI na música e sobre como ela foi desacreditada por algumas pessoas. Já a faixa “Lutas e glórias”, revela como a pandemia afetou a cantora, que passou por um episódio de depressão. E “Descriminoria” é a faixa que encerra o EP e que trata da relação conflituosa entre a polícia e as pessoas pretas.
Confira a letra de PRETOS NO TOPO:
Momentos bons, mágoas ruins
Humildade sempre, sempre foi assim
Deixei pra trás quem não acrescentou
Dentro da cena, dentro do jogo
Vários tentaram, todos caíram
Tentaram entender, mas se confundiram
Poucos ficaram eu conto nos dedos
E quem ficou merece respeito
Sem falhar com os leais falsos querendo reais
Nigga tu me deixou pra trás porque agora é tarde demais
Pensamento blindado na paz
Postura exala na beira do cais
Matando um leão por dia
Paty vai ser minha filha
Trabalhando muito, dedicando tudo
Rap é compromisso não nascemos mudos
Por essas viagens rodando pelo mundo
Tamo no reinado tu acha um absurdo
Tomando um drink em Copa
Passando pela orla
Jogando aquela alta sabe que os cria marola
Deus protege minha vida
Guarde a minha ida
Olhe a minha vinda
Inabalável, protegida
Pretos no Topo
Vencemo essa porra de novo e de novo
Tudo pra firma, seja bem-vinda
Jordan no pé e a régua na risca
Cara de tralha terror dos racista
Pego no mic até sai faísca
Olho pro céu sei que não tô só
Às vezes me sinto tipo uma GoPro
Cuidado senão cê tomba
Pega a visão de ponta a ponta
Se tu é bom nego te monta
Plano se cala e não se conta
De mim tu pensa o que quiser
Minha essência eu sei qual é
Plaquê de peixe fico sorridente
Muita informação, eu entrei na tua mente
Quem olha pra trás não vive pra frente
Lembra de mim como seu melhor presente
Palavra é munição, descarreguei o pente
Fala a verdade eu sei que tu mente
Pretos no Topo
Vencemo essa porra de novo e de novo
O som no carro dentro do Volvo
Não põe coleira que eu sou bicho solto
Não enche meu saco senão eu explodo
Não vem com dois papos eu reseto teu jogo
Poucas ideia eu só vim pra falar
Que sou rica de tudo que não pode comprar
Com esses bens materiais
Preferências imateriais
Desde sempre visão sagaz
Prazeres que te satisfaz
Pretos no Topo
Vencemo essa porra de novo e de novo
Pretos fazendo dinheiro
Poucas ideia joga esse dote no meu bolso
Tomando um drink em Copa
Passando pela orla
Jogando aquela alta sabe que os cria marola
Deus protege minha vida
Guarde a minha ida
Olhe a minha vinda
Inabalável, protegida
Pretos no Topo
Vencemo essa porra de novo e de novo
Tudo pra firma, seja bem-vinda
Jordan no pé e a régua na risca
Tomando um drink em Copa
Passando pela orla
Jogando aquela alta sabe que os cria marola
Deus protege minha vida
Guarde a minha ida
Olhe a minha vinda
Inabalável, protegida