22 de setembro de 2024

Prefeitura vai lançar novo programa para estimular novos negócios e levar ações de empreendedorismo para os bairros

A gestão municipal investe em diversas ações para impulsionar o empreendedorismo e promover a geração de emprego e renda para a comunidade. Desde 2017, o município desenvolve projetos e programas para incentivar e ampliar negócios dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Uma dessas iniciativas é o Empreend+Maringá, programa que será lançado em 16 de março e vai aproximar as ações de empreendedorismo da população com consultorias e outras atividades gratuitas nos bairros. 

O lançamento do Empreend+Maringá será em 16 de março, às 18h30, no auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal. Com o novo projeto, a Prefeitura de Maringá vai levar orientações gratuitas nos bairros para empreendedores ou aqueles que desejam começar um novo negócio. A primeira edição será de 20 de março a 6 de abril na Vila Operária. O objetivo é levar a iniciativa para outros cinco bairros da cidade até o final do ano. 

“Maringá tem um número expressivo de MEIs, são mais de 42 mil. Por isso, buscamos levar consultorias e orientações gratuitas para quem não tem tempo livre para fazer cursos e se atualizar. Dessa forma, também geramos emprego e renda dentro dos bairros”, destaca o secretário Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto. 

As iniciativas do Empreend+Maringá são voltadas para pessoas físicas que tenham alguma habilidade e precisam de emprego e/ou renda e idosos que têm talento ou afinidade com alguma atividade e precisam de complemento de renda. Além disso, serão ofertadas atividades para os MEIs com objetivo de incentivar o uso de tecnologia e ferramentas para alavancar o empreendimento e avaliação para direcionar o negócio buscando mais competitividade no mercado. 

“O nosso objetivo é estimular o empreendedorismo nos bairros e descentralizar as ações. Dessa forma, focamos nas pessoas que desenvolvem alguma atividade para saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo”, explica a diretora do Espaço do Empreendedor, Cássia Mendonça.

Desenvolve Mei – Outro programa voltado para aceleração dos microempreendedores individuais é o Desenvolve MEI. O projeto já começou e segue até o início de abril com oficinas de atualização profissional para os MEIs. As atividades ocorrem toda quarta-feira, no Espaço do Empreendedor. 

Em cinco anos, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) quase triplicou em Maringá. Em 2016, a cidade tinha 14,6 mil MEIs e, hoje, são 42.314 mil. A estimativa do Espaço do Empreendedor é de que os MEIs movimentam R$ 1,8 bilhão anualmente e empregam 41 mil trabalhadores.

Optimized by Optimole