Prefeitura sanciona lei que institui o programa de Economia Criativa para impulsionar o setor
Para impulsionar o setor de produtos de valor intelectual e criativo, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), sancionou nesta quinta-feira, 30, a lei municipal n° 11.682/2023, que instituiu o programa de Economia Criativa. O evento foi realizado no Mercadão durante a ′Feira de Economia Criativa′, que faz parte da programação da ′Maringá Encantada 2023′.
O objetivo é ampliar o incentivo ao setor de Economia Criativa com ações e planos para o fortalecimento dos empreendedores, além da criação de programas e projetos para qualificação e capacitação.
A lei prevê a criação de polos criativos para debater os incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da atividade, a criação da Feira Municipal Maringá Criativa para exposição dos produtos dos empreendedores, além da implantação do Conselho de Economia Criativa Maringaense, que fará a ligação entre o poder público e a sociedade civil.
“Nossa gestão tem o compromisso de incentivar e impulsionar as atividades econômicas que geram emprego e renda. O setor criativo teve um crescimento acentuado e essa regulamentação garante respaldo e incentivo para que o trabalho de qualidade que desenvolvem permaneça”, destacou o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora.
Economia Criativa na ′Maringá Encantada 2023′ – A ′Feira de Economia Criativa′, que faz parte da programação da ′Maringá Encantada 2023′, segue até o dia 23 de dezembro, na área interna do Mercadão. No local, mais de 30 criativos comercializam produtos dos setores de alimentos, cosméticos, artesanato, artigos de decoração e aromatização para casas, vestuário, acessórios, entre outros. A feira funciona de quinta-feira a domingo: das 17h às 23h nos dias úteis e das 11h às 23h aos finais de semana.