Prefeitura promove programa de capacitação para setor do turismo sobre atendimento às pessoas com deficiência

Para ampliar as ações de inclusão, a Prefeitura de Maringá promoverá o primeiro programa de capacitação do trade de turismo para atendimento às pessoas com deficiência (PcD). A formação é gratuita e será dividida em módulos, com início em 20 de fevereiro, e seguirá até 20 de março. Os encontros serão sempre às terças e quartas-feiras, das 14h às 16h, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) – confira a programação abaixo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 16 de fevereiro ou até o preenchimento das vagas (clique aqui para se inscrever). 

O programa é desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Aceleração Econômica e Turismo e da Pessoa com Deficiência. O objetivo é orientar profissionais de estabelecimentos de hospedagem, gastronomia, agenciamento, eventos, transporte turístico, taxistas, motoristas de aplicativo, experiência turística e outros sobre medidas de inclusão e atendimento de pessoas com deficiência. 

Os sete módulos vão reunir temas como libras, políticas de inclusão, conhecimento sobre a pessoa autista, apresentação e orientação do Cordão de Girassol, mobilidade de pessoas cegas, audiodescrição, além de uma dinâmica para vivência das dificuldades das pessoas com deficiência. A capacitação tem carga horária de 20 horas.

“O programa de capacitação representa mais um avanço da nossa gestão e reforça nosso compromisso em prol de políticas públicas voltadas para a plena inclusão das pessoas. Nosso trabalho é para consolidar uma cidade acessível para os maringaenses e também para nossos visitantes”, afirma o prefeito em exercício, Edson Scabora. Ele destaca ainda que a acessibilidade é um dos eixos para consolidação da cidade como um Destino Turístico Inteligente (DTI), metodologia utilizada pelo Ministério do Turismo.

A secretária da Pessoa com Deficiência, Maria Elizabeth Dumont Negrelli, será uma das palestrantes do programa e ministrará um workshop sobre Libras. “Investir no turismo inclusivo significa respeito, mas também é um diferencial para os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço que vão receber visitantes. As pessoas com deficiência exploram o mundo de maneira significativa e a acessibilidade é uma forma eficaz de promover a igualdade e empoderar essas pessoas”, destaca.

Confira os módulos do Programa de capacitação do trade de turismo para atendimento às pessoas com deficiência:

20, 21, 27 e 28 de fevereiro | Workshop de Libras

Palestrante: Maria Elizabeth Dumont Negrelli

Atual secretária da Pessoa com Deficiência, mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Maringá.

5 de março | Políticas de Inclusão

6 de março | Autista, conhecer para entender.

Palestrante: Antônio Augusto

Autista com diagnóstico tardio, ele é advogado e gerente de políticas públicas da Secretaria da Pessoa com Deficiência. 

12 de março | Cordão de Girassol: apresentação e orientação sobre o uso

Palestrante: Pedro Mendes

Advogado formado pela Universidade Estadual de Maringá, servidor público da Câmara de de Vereadores de Maringá, onde atua na criação de fiscalização de políticas públicas voltadas para a área de inclusão 

13 de março | Dinâmicas: vivências das dificuldades das pessoas com deficiências na prática – Utilização de bengala, cadeiras de roda, vendas e braille

Responsável: Equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência

19 de março | Orientação e mobilidade de Pessoas cegas em ambientes urbanos;

20 de março | Audiodescrição

Local e horário de realização das atividades: Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), na Sala 6, das 14h às 16h


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464