9 de maio de 2024

Prefeitura de Sarandi promove capacitação de servidores para avançar no diálogo com cidadão

O prefeito Walter Volpato tem se preocupado em posicionar Sarandi também entre os municípios reconhecidos pela transparência, ou seja, uma gestão comprometida a criação e manutenção de canais de comunicação com o cidadão. Palestra do ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE),
Patrick Machado, dada para servidores da prefeitura envolvidos mais diretamente com o atendimento do cidadão, reafirma esse entendimento.

A capacitação ministrada pelo ouvidor do TCE focou na lei de defesa dos usuários dos serviços públicos, e 2017, as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados, de 2018 e a Lei de Acesso à Informação, de 2011 no contexto da ouvidora como ferramenta de gestão. O evento, organizado pela Controladoria Geral do Município, cumpriu o objetivo de orientar, fortalecer e reafirmar a importância das ouvidorias na relação com o cidadão.

O ouvidor, com respeitada experiência no tema, respondeu perguntas quanto aos fluxos corretos de atendimento às mais variadas solicitações do cidadão e enfatizou o papel da ouvidoria como canal de comunicação entre a sociedade e a gestão pública. “O papel da ouvidoria na instituição é funcionar com uma efetiva ferramenta de participação social, valorizando sempre o diálogo num ambiente de transparência”, destacou.

A Controladora Geral do município, Elizângela de Freitas, entende que é necessário promover a integração entre os diversos agentes públicos mais diretamente conectados com o cidadão e avançar para um modelo de atendimento cada vez mais assertivo. “Nesse sentido, o caráter didático da palestra foi muito produtivo e provocou reflexões sobre a melhoria constante da atividade”, disse.