19 de maio de 2024

Prefeitura amplia cuidados com saúde do homem

abertura da programação do ′Novembro Azul′ será na terça-feira, 7 (Rafael Macri/Asscom Maringá)

O mês de novembro é voltado para a conscientização dos homens sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças. Durante o ′Novembro Azul′, campanha de prevenção ao câncer de próstata, a Prefeitura de Maringá vai realizar ações dedicadas à população masculina. A programação inclui orientações em grupos, conversas em sala de espera de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), palestras em empresas onde há grande quantidade de profissionais do sexo masculino e diversas outras atividades. 

A abertura da programação do ′Novembro Azul′ será na terça-feira, 7, com o depoimento de um profissional de saúde que precisou ser submetido a cirurgia de retirada de próstata e uma palestra ministrada pelo médico e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Fabiano Oliveira. O evento, voltado para profissionais de saúde, será às 15h, no Auditório Hélio Moreira. O objetivo é sensibilizar e capacitar os profissionais sobre estratégias de atendimento integral da saúde do homem. 

Durante todo o mês, as UBSs vão realizar atividades em grupos, orientações aos pacientes e intensificar a busca ativa de pacientes com resultados alterados de exame de próstata. As UBSs Iguaçu, Zona Sul, Pinheiros e Quebec, que atendem até às 21h, vão realizar consultas agendadas previamente em horário noturno para os homens, além de outros atendimentos como vacinas.  

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina e a segunda causa de óbito. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos de câncer de próstata entre 2023 e 2025. O diagnóstico precoce é fundamental para melhores resultados no tratamento. 

Anualmente, são coletados 11.300 exames de Antígeno Prostático Específico, o PSA, nas UBSs de Maringá. No entanto, os atendimentos vão além das consultas e exames e compreendem diversas atividades, incluindo grupos de apoio para tabagistas e de estilo de vida saudável.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca a importância dos homens buscarem os serviços de saúde. “Essas ações desenvolvidas nas UBSs fazem parte de uma estratégia voltada ao cuidado integral da saúde do homem. É necessário que os homens estejam atentos a diversos fatores, como excesso de peso e outros hábitos associados ao maior risco de câncer”, afirma. 

Confira a programação do ′Novembro Azul′:

– Terça-feira, 7/11

15h – Abertura do Novembro Azul com o urologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Fabiano Oliveira

Local: Auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal)

– Quarta-feira, 8/11

9h – Palestra sobre prevenção do câncer de próstata com a médica da Estratégia Saúde da Família, Paula Antoniassi

Local: Empresa Dispec do Brasil (R. João Cardoso de Lima, 387 – Parque Industrial)

8h – Palestra sobre efeitos nocivos do uso abusivo de álcool e tabaco e orientações para prevenção ao câncer de próstata com o médico da Estratégia Saúde da Família, Renan Telles

Local: Empresa Transpanorama (Rodovia PR 317, 4652)

– Quinta- feira, 9/11

9h – Palestra sobre efeitos nocivos do uso abusivo de álcool e tabaco, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e câncer de próstata com o médico da Estratégia Saúde da Família, Pedro

Local: Empresa Arilu Distribuidora (Av. Brasil, 7160, Zona 6)

– Terça-feira, 14/11

8h – Palestra sobre promoção em saúde e avaliação das carteirinhas de vacina 

Local: Empresa Aptar (R. Pioneira Maria Cavalcante Ruy, 1449 – Parque Industrial)

– Quarta-feira, 16/11

8h30 – Palestra sobre prevenção ao câncer de próstata com o enfermeiro da Estratégia Saúde da Família da UBS Internorte, Marcos Sebrin

Local: Funilaria da Transportadora Transpanorama (Rua Zygmunt Krosnowski, 183, na saída para Sarandi)

– Terça-feira, 28/11

Encerramento da campanha ′Novembro Azul′ com servidores da Secretaria de Saúde – Dinâmica sobre saúde do homem .

Local: Secretaria de Saúde (Av. Prudente de Morais, 885 – Zona 7)

Crédito da foto: Rafael Macri/Asscom Maringá