11 de maio de 2024

Prefeitura abre chamamentos da Flim 2023 para autores independentes, artistas visuais, lançamentos literários e uso de estandes

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, abriu quatro chamamentos para interessados em participar da 10ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que ocorre entre os dias 4 e 8 de outubro. A Flim terá espaços para uso de estandes, exposição de autores independentes, artistas visuais com trabalhos editoriais e autores com lançamentos literários. Todos os chamamentos estão abertos e seguem até 22 de setembro. 

As pessoas físicas e/ou entidades representativas interessadas também podem explorar os espaços da Flim 2023 mediante patrocínio. Os interessados devem realizar cadastro em formulário online (clique aqui para acessar). Para exploração de cada estande, o interessado oferece em contrapartida um patrocínio em livros, que serão repassados para as escolas públicas da cidade, ou em materiais de divulgação da festa. 

O chamamento para autores independentes é voltado para obras, como ficção, ensaio, biografia, poesia e/ou dramaturgia, em que se assuma uma ou todas as partes da publicação e que pertença a editoras de caráter regional. As inscrições são feitas via formulário disponibilizado pela Secretaria de Cultura (clique aqui).

Ilustradores, capistas, designers, colagistas, quadrinistas, chargistas, mangakás e narradores gráficos podem participar da Flim pelo chamamento para artistas visuais com trabalhos editoriais. A inscrição é feita via internet até (clique aqui).

Autores que desejam lançar uma obra literária durante a realização do evento também podem se inscrever. Serão aceitas obras editadas em 2022 e 2023. As inscrições podem ser feitas via formulário (clique aqui).

O secretário de Cultura, Victor Simião, destaca que os editais intensificam as ações da gestão municipal de valorização das artes literárias. “Vamos incentivar a participação de expositores e autores em uma das feiras mais importantes do Sul do Brasil e também fomentar a leitura e literatura. Não há nenhum tipo de lucro para o município, mas ferramentas importantes para estímulo da criatividade e formação dos leitores”, diz. Os participantes aceitos receberão o cronograma organizado e disponibilizado pela comissão organizadora.