Por que ainda existe tanto receio em relação ao homeoffice?

Investir em softwares para que os colaboradores atuem dentro do modelo híbrido, pode ajudá-los a serem tão produtivos quanto no presencial

A disseminação do home office observada ao longo da pandemia, desencadeou alguns mitos com relação à produtividade dos colaboradores. Afinal, quem trabalha de casa está sujeito a muitas interferências que (supostamente) podem afetar a rotina corporativa e até mesmo desviar a atenção do trabalhador.

Para Fernanda Bordini, gerente de marketing do Zoho Workplace, plataforma de ferramentas corporativas, de fato essa distração e a perda natural de produtividade podem ocorrer, quando uma empresa não se estrutura para que os colaboradores atuem dentro do modelo híbrido ou home office. “A gestão corporativa não é simples de se colocar em prática e no trabalho remoto ela fica ainda mais difícil. Por isso, ter recursos que melhorem esses processos é fundamental”, afirma ela.

Fernanda lembra que, para uma gestão corporativa de qualidade, é necessário alinhar e definir metas e objetivos. Além disso, é preciso estabelecer um prazo para que as tarefas sejam realizadas da forma correta e dentro do planejamento esperado. Outro ponto importante é a possibilidade de contar com uma intranet corporativa. “Essa intranet deve funcionar como uma rede social própria das empresas, onde apenas os colaboradores podem participar, com o objetivo de todos acompanharem a evolução, desenvolvimento e cultura do negócio.”

Diante disso, investir em uma suíte corporativa de colaboração e produtividade baseada na nuvem, como o Zoho Workplace, pode ajudar na organização e comunicação de todos, pois a plataforma contempla aplicativos essenciais para a rotina de trabalho das empresas, auxiliando no gerenciamento de projetos, criação de documentos, armazenamento e muito mais, uma vez que consegue transitar em todas as áreas alinhando os objetivos e metas.

“Ou seja, ter todas as ferramentas necessárias dentro de um único pacote é essencial para essa organização dentro da empresa. Afinal, todos conseguem acessar os materiais que estão sendo produzidos e alinhar as tarefas da equipe em um único lugar, sem a necessidade do uso de mais plataformas”, afirma.

A parte de treinamentos online, segundo Fernanda, é outra questão que precisa ser levada a sério. Contar com ferramentas que gerem valor para a equipe, como treinamentos, workshops, eventos e congressos não apenas agregam mais valor para o time como também os preparam para o trabalho.

Treinamentos e capacitações de colaboradores são importantes para melhorar os resultados na empresa. Isso pode acontecer de modo presencial ou virtual — depende do modelo de trabalho adotado pela sua organização. “Tudo isso forma um ambiente de trabalho integrado, e ajuda as empresas a promoverem o trabalho em equipe, produtivo e visando melhores resultados. Ou seja, a gestão passa a se basear na definição de quem faz cada entrega e aonde todos querem chegar”, acredita a executiva.

Fernanda prossegue dizendo que o que as empresas buscam – seja no home office ou fora dele – é que os colaboradores realizem suas tarefas em dia, em menos tempo e com a mesma qualidade que entregariam no modelo presencial. “Isso significa ser produtivo, mas sem tecnologia fica difícil medir o quanto”, afirma ela. A especialista destaca que ao investir em recursos tecnológicos, promove-se a organização, colaboração e comunicação interna entre a equipe e elimina-se dificuldades para compartilhar ideias e informações. “Sem falar que com dados e informações em um único lugar, fica muito mais fácil se organizar nas tarefas do dia a dia, diminuindo o tempo das execuções e melhorando a qualidade. A tecnologia ainda ajuda a avaliar possíveis gargalos de processos que geralmente parecem simples, mas que com a distância geram ruídos de comunicação resultando em maiores frustrações no colaborador”.

Do ponto de vista do colaborador, uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School indicou que 58% dos respondentes afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos em home office.

“A maioria das empresas entendeu que o trabalho híbrido já se consolidou, mas que para funcionar precisa de estrutura. A tecnologia existe para nos apoiar e ajudar a diminuir essa distância entre colaboradores e empresa, e a Zoho tem como um dos valores, a democratização da tecnologia, trazendo preços acessíveis, aliado ao fácil manuseio dos aplicativos”, finaliza a gerente do Zoho Workplace.

Sobre a Zoho

Com mais de 60 soluções corporativas e 80 milhões de usuários, a Zoho tem uma grande missão: democratizar o acesso à tecnologia para todos os tipos e tamanhos de empresas. Sediada em Chennai, Índia, a Zoho está presente em mais de 150 países – inclusive com escritório em Florianópolis, SC – contando com mais de 12.000 colaboradores em todo o mundo.


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