Plástico Brasil 2023 é um divisor de águas

Afirmação é do presidente da CSMAIP (Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Indústria do Plástico) na ABIMAQ, Amilton Mainard, em referência ao intenso volume de negócios concretizados nos dias de realização. Evento segue até o dia 31, no São Paulo Expo

No quinto e penúltimo dia da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, as impressões e os diagnósticos dos porta-vozes das empresas expositoras continuam positivos ao fazerem um balanço da participação no evento.

Iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) e da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), o evento reúne mais de 800 marcas brasileiras e de outros 16 países, – incluindo quatro pavilhões exclusivos de empresas da Áustria, China, Itália e Índia – representantes de fabricantes de soluções em maquinários, equipamentos, tecnologia e inovação para a cadeia transformadora do plástico.

A Mainard, fabricante de medidores de espessura para filmes, embalagens e outros, está presente na Plástico Brasil 2023 com sua linha completa de produtos e destaca o lançamento top de linha. “O Medidor de Espessura Modelo M73013 foi desenvolvido por demanda do mercado mais exigente por alta tecnologia e está sendo lançado em primeira mão no evento”, conta o diretor da empresa e presidente da CSMAIP – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Indústria do Plástico na ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Amilton Mainard. 

Para o executivo, lançar essa novidade no evento faz todo o sentido, porque “a edição 2023 da Plástico Brasil é um divisor de águas. Por duas razões: primeiro porque o empresariado brasileiro vem descolando seus negócios da situação política e econômica do país no sentido de seguir em frente por não ter mais como esperar por estabilidade; segundo, porque ficamos muito tempo sem eventos presenciais e o networking que se estabelece no evento traz confiança ao empresário tomador de decisão”, afirma Mainard. 

Com o saldo de seis máquinas vendidas e novos negócios encaminhados, a Engel, empresa alemã do setor de máquinas de moldagem por injeção, se apresenta na Plástico Brasil 2023 com sua linha completa de máquinas e novas soluções em softwares para automação. “No mundo todo, a qualificação da mão-de-obra mais jovem vem sendo um desafio, o que faz com que a demanda por máquinas com autonomia cada vez maior seja uma tendência. Foi isso que destacamos na feira K, na Alemanha, e que estamos apresentando na Plástico Brasil”, conta o diretor da companhia, Udo Löhken.

Segundo ele, a Engel, que encerrará seu ano fiscal em 31 de março, atingiu todas as metas do ano, mas o futuro é bastante incerto, pelo cenário econômico em todo o mundo. “A Europa vive um momento particular, em que os impactos da guerra, a crise energética, a alta da inflação e outros fatores geram incertezas. No Brasil, a situação política e econômica também trouxe um cenário de muita expectativa. Nesse ponto, participar de uma feira como a Plástico Brasil é um excelente termômetro, pois temos a oportunidade de conversar com os empresários dos diversos setores consumidores de nossos produtos para tentarmos entender quais serão as linhas de decisão de seus negócios”, completou o executivo. 

As questões econômicas também vêm impactando os negócios da fabricante de máquinas de extrusão, Carnevalli, inclusive na Plástico Brasil 2023. “Percebemos o mercado apreensivo, desde o período de eleição, em outubro de 2022, até janeiro deste ano. Em fevereiro, houve a ‘virada na chave’ em termos de negócios e já em março tivemos um período ótimo, culminando na feira”, conta o diretor da empresa, Antonio Carnevalli Neto. 

Na visão do executivo, a sensação é de que o mercado aguardava por um evento do porte da Plástico Brasil para efetivar negócios. “Recebemos muita visitação de clientes e prospects, do Brasil e de fora, principalmente da América do Sul. Apesar desses países também terem as suas particularidades e desafios frente à economia, temos muitos parceiros e muita prospecção encaminhada nesses mercados”, conta Carnevalli Neto. A Carnevalli exporta 30% de sua produção. Durante o evento, a empresa lançou a extrusora monocamada Polaris Ecoplus, que produz com 60% de plástico pós consumo, com melhor produtividade e melhor classificação. 

Para o executivo, Raul Katsuno, diretor da MTF Termoformadoras, empresa com mais de 20 anos de atuação na fabricação de máquinas de termoformagem, a Feira Plástico Brasil superou a expectativa, principalmente pela qualidade do visitante. “Nesta edição, o técnico veio acompanhado do tomador de decisão de sua empresa, o que denota o interesse em fechar negócios ainda no evento”, comentou o executivo. 

Ele comenta também que o visitante internacional – de Peru, Argentina, Chile, México e outros – começam a ver o Brasil com outros olhos. “A conectividade, a velocidade com que agregamos tecnologia, a performance de nossas soluções, tudo isso vem elevando o conceito que o comprador internacional tem do fornecedor brasileiro, como podemos perceber em um evento como este”, conta Katsuno. Durante o evento, a MTF lançou a termoformadora de três estágios (termoforma, corta, empilha), preparada para a indústria 4.0, com robô de extração; e o supervisório de monitoramento para controle de todos os atos do equipamento via mobile (custos, perdas, gargalos do processo). 

Tecnologia embarcada, dessa vez voltada à sustentabilidade. Essa é a proposta que a Tsong Cherng apresenta na Plástico Brasil 2023. Há mais de 35 anos no mercado fabricando injetoras 100% fabricadas no Brasil, a empresa apresenta sua linha de produtos e destaca o Therpol, braço de negócios baseado no material de mesmo nome. O Therpol é um termoplástico desenvolvido a partir da borracha obtida da seringueira, que pode atuar tanto como elastômero para a moldagem de artigos diversos, mas também como aditivo biomodificador capaz de recuperar as propriedades mecânicas dos plásticos reciclados. Como modificador, pode ser adicionado a termoplásticos como PP, PS, PEAD, PEBD, PA, PLA, PET, ABS e PMMA (acrílico). 

international sales da empresa, Eduardo Chern, surpreendeu-se positivamente com a efetivação de vendas durante o evento, “coisa rara de acontecer, pois geralmente só as negociações são iniciadas para efetivarmos o negócio posteriormente”, comentou. Chern se diz otimista com os negócios e tem apurado, durante o evento, que mercados como o de embalagens vêm se pulverizando e hoje há mais empresas de pequeno e médio porte atuando também, ou seja, novas oportunidades. “De qualquer forma, mesmo que exista instabilidade econômica, em nossos 40 anos de atividades oferecendo soluções completas aos clientes, fidelizamos nossos relacionamentos no mercado. Com a participação na feira, conseguimos ampliar ainda mais nossa rede de contatos”, completa. 

Distribuição de resinas

Estreitar relacionamento com clientes antigos e prospectar novos negócios são os objetivos das distribuidoras de resinas presentes na Plástico Brasil 2023. A Piramidal, que soma 38 anos de experiência nesse mercado, traz ao conhecimento do visitante do evento seu portfólio de matérias-primas para a indústria do plástico, com produtos das linhas de Resinas Commodities, Resinas de Engenharia e Resinas Sustentáveis, e apresentou o novo braço de negócios. Também disponibiliza sua equipe de consultores técnicos e especialistas para discutir soluções customizadas. 

Para a gerente de Relacionamento com o Cliente da Piramidal, Suzi Chiavoloni, o mercado brasileiro vivencia um período de incertezas, “e a Feira Plástico Brasil 2023 tem sido uma oportunidade importante para os tomadores de decisão obterem informações e buscarem referências futuras de negócios”, diz. Suzi conta que a visitação qualificada no evento abre possibilidades de bons negócios para a empresa.

Para a gerente de Comunicação e Marketing da Activas, Isabela Carvalho, é notório que o mercado ainda reflete a situação econômica e política do país e mostra insegurança nos investimentos. “É fato que o relacionamento no evento facilita o contato e as negociações em tempos de incerteza por parte dos clientes. A Plástico Brasil chega em um bom momento, permitindo-nos a aproximação com nossos clientes e, inclusive, a prospecção de novos negócios”, afirma. Durante o evento, o Grupo Activas, dirigido por Laércio Gonçalves, e que leva a certificação Sistema B, apresenta suas três áreas de negócios: distribuição nacional de resinas termoplásticas; distribuição exclusiva da actfix, linha mundial de fixadores plásticos e acessórios; e compostos.

O executivo Leandro Goulart, da equipe comercial da Arburg, empresa de origem alemã especializada na fabricação de máquinas injetoras, fabricação aditiva, sistemas robóticos, comando de processo, digitalização comentou que muitos novos negócios foram iniciados no evento. “No Brasil, nosso segmento de mercado é sempre uma incógnita, sobretudo em relação à taxa de juros. No entanto, participar da feira Plástico Brasil é uma forma de consolidar os produtos da Arburg como opções de produtos Premium”, afirmou o gerente.

O também gerente da fabricante de máquinas e equipamentos para o processamento de plástico Haitian Brasil, Roberto Melo, festejou o sucesso de vendas durante a Plástico Brasil. Até o quarto dia de evento, Melo afirmou terem vendido 28 máquinas, gerando um volume de negócios estimado em quase R$ 30 milhões. A Haitian trouxe para o evento quatro máquinas de 550 toneladas, com versões 100% elétricas e a visitação, segundo a gerência, tem sido bastante técnica. “A nossa expectativa já foi atendida, se comparada a última participação que tivemos na Plástico Brasil. Mas, até o final do evento, queremos bater a meta de vendas, com 50 máquinas negociadas”. 

Oferecendo, durante a 3a edição da Plástico Brasil, suporte técnico para a intermediação para indústrias fornecedoras de matérias-primas e equipamentos no setor plástico está a Intermarketing Brasil. “A grande vantagem de estar no evento é ter a oportunidade de estar frente a frente com os fornecedores estrangeiros, e auxiliar as empresas no alinhamento de necessidades e expectativas. Esse é o nosso foco”, comentou o engenheiro de desenvolvimento e suporte técnico, Ivan Arcuri.

Foco nos resíduos

Outra empresa expositora desta edição da Plástico Brasil que oferece serviços para a indústria do plástico é a Pallmann nas Américas. O CEO da empresa, responsável pela operação do Brasil e Estados Unidos, Reinaldo Batista Jr, disse que a resposta de visitação do evento vem sendo muito positiva para eles. A Pallmann processa resíduos industriais para transformá-los em matéria-prima e fabrica máquinas, atuando assim, nas duas frentes de trabalho. 

“O Brasil está se desenvolvendo nessa área, embora ainda faltem políticas públicas a serem executadas. Mas o que nos deixa motivados é que temos um grande mercado a desbravar e muito trabalho pela frente”, comentou.

Segmento de ferramentaria

O transformador que vem à Plástico Brasil 2023 em busca de soluções completas não pode deixar de passar no ABINFER Business Center. Entre as empresas presentes na área destacada para o segmento de ferramentaria está a Sulbras, cujo diferencial é a alta tecnologia empregada, na fabricação de peças híbridas (plástico integrado com metal ou circuitos eletrônicos, por exemplo), que combinam diferentes propriedades mecânicas (plástico rígido e soft) em processo único de bi-injeção. 

Outra empresa no ABINFER Business Center é a Casa do Ferramenteiro, ou Casafer, que na Plástico Brasil 2023, destaca o lançamento do Monolith, sistema de injeção com bico projetado por Inteligência Artificial e fabricado por Manufatura Aditiva. “Somos bastante conhecidos no mercado, então a visitação dos nossos clientes na feira tem sido muito boa. E como o espaço da ABINFER gera esta sinergia entre os expositores, estamos recebendo os clientes de outras marcas, que para nós são novos”, relata o coordenador técnico Henrique Wagner.

A Diferro também está no ABINFER Business Center. Hoje é um dos maiores centros de serviços em corte e distribuição de aços especiais do Brasil, com matriz em Caxias do Sul (RS) e unidades em Cachoeirinha (RS) e Joinville (SC). O gerente comercial da empresa, Christiano Bonetto, conta que a participação na Plástico Brasil 2023 faz parte de uma estratégia de prospectar o mercado de São Paulo, um dos grandes pólos industriais de ferramentaria do país. “Muitos clientes que vieram visitar a feira passaram no nosso estande. Esta iniciativa da ABINFER de reunir os associados nos grandes eventos é muito positiva, e procuramos participar sempre que possível”.

3ª Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico 

Data: de 27 a 31 de março de 2023 – Horário: das 10 às 19 horas

Local: São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center

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