Basquete azul e preto fez 74×67 na equipe alvinegra
O Pinheiros venceu o Corinthians por 74×67 na tarde deste domingo, dia 3, e conquistou o terceiro lugar da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) 2023. O time azul e preto fez um jogo consistente, não permitiu que o armador corinthiano Gabi Campos jogasse e venceu com méritos.
O ala Yan Djalo foi o maior pontuador pelo azul e preto com 16 pontos. O armador Tico Faria fez 15. Com 12 rebotes, o pivô Agapy foi o líder no fundamento e Tiago Faria o líder em assistências com cinco.
Após o jogo, o treinador Jhonatan Cintra fez um balanço da participação Pinheirense nesta edição. “ É um saldo positivo na questão da evolução dos atletas, tivemos jogadores que cresceram muito nesta LDB. Por outro lado, fica um gostinho por querer disputar o primeiro lugar novamente, mas, a história em fazer grandes atletas também é válida do que ser campeão sempre”, destacou antes de completar. “Tivemos uma bela competição, a mais disputada dos últimos anos, com muitos times tendo condições de chegar no primeiro lugar. Mas, de forma geral, foi um saldo bastante positivo para o Clube”, disse o técnico.
O jogo – Concentrado, o Pinheiros iniciou muito bem a partida, acertando as cestas e colocando nove pontos de vantagem, 11×2, faltando 7 minutos para o término do período, o que provocou o técnico do Corinthians a pedir tempo. No retorno, o Corinthians diminuiu a vantagem e o primeiro quarto foi encerrado em 21×17 – Destaque para o armador Pinheirense Tiago Faria, que converteu nove pontos.
2Q – O segundo período foi fundamental para o lado azul e preto. A equipe encaixou o jogo e não permitiu que o armador corinthiano Gabi Campos jogasse. Com isso, a equipe foi construindo vantagem ao longo do período, momento em que o ala Yan Djalo também crescia no jogo. O Pinheiros foi para o intervalo com 18 pontos de vantagem, 46×28.
3Q – No terceiro período, o Corinthians conseguiu diminuir a desvantagem para apenas nove pontos, 56×47, vencendo este tempo de 10×19.
4Q – Com o jogo aberto para o último período, o Pinheiros voltou a se organizar dentro de quadra e se impôs, mostrando qualidade técnica e inteligência tática. A equipe azul e preta chegou a abrir pontos, mas deixou o Corinthians crescer no final. No recorte do período, o time alvinegro venceu por 18×20, porém, o Pinheiros ganhou a partida: 74×67.
Experiência e Responsabilidade – Apesar de seus 20 anos, o armador Tiago Faria, o Tico, comandou a equipe do Pinheiros nesta edição da LDB. O atleta, que já conquistou o título em duas das três edições que disputou, 2021 e 2022, chamou a responsabilidade e foi fundamental nos principais jogos, levando a equipe do Pinheiros a importantes vitórias. Tico também entrou para a história, batendo o recorde de assistências da competição: 18, na partida contra o Cerrado Basquete, pela segunda fase.
Prodígio – A LDB tem por característica formar novos talentos para o basquetebol brasileiro, algo que está totalmente ligado ao Esporte Clube Pinheiros, que tem o DNA de Clube Formador. Nesta temporada, o grande prodígio da equipe azul e preta apontada pela comissão técnica é o ala Yan Djalo, que recebeu a notícia com muita alegria.
“Fico muito feliz pelos meus técnicos acreditarem em mim e no meu potencial, assim como meus companheiros de equipe. Estou trabalhando muito para conquistar esse espaço que eles estão me dando e grato por saber que sou o menino prodígio”, comemorou.
Campanha – O Pinheiros foi soberano na primeira e segunda fase da competição. Em 11 partidas disputadas, conseguiu 11 vitórias, passando por Praia Club Uberaba; Minas Tenis Clube; São José; Bauru; Unifacisa; Mogi Basquete; Flamengo; Botafogo; Brasília; Basquete Cearense e Cerrado Basquete. Na fase final, duas vitórias (Caxias e Corinthians) e uma derrota (São José). Na semi, foi derrotado pelo Franca e na disputa do terceiro lugar venceu o Corinthians.