Sem contar com os reforços de Ponti Rasio – sem documentação regularizada – e o americano Simms – contundido, juntamente com Yan Djalo e Fidelis -, a equipe do Pinheiros enfrentou o São José no primeiro jogo do realinhamento do Campeonato Paulista de Basquete. Apesar da luta da jovem equipe, não deu. O time do Vale do Paraíba venceu por 79 a 76 (36 a 35 no primeiro tempo) e deu passo importante para a uma boa classificação aos playoffs.
Para o Pinheiros, que volta a jogar no sábado (23), contra o Paulistano, no Paulistano, praticamente não muda sua classificação, continua com uma regular campanha, agora com 50%, quatro vitórias e quatro derrotas, podendo ficar de terceiro a quinto colocado, conforme os próximos resultados.
Para o experiente Jimmy Dreher, o bom é que a equipe continua evoluindo. “Sofremos muito com o rebote, onde temos muita dificuldade em jogar no poste baixo. Hoje perdemos no detalhe, mas vamos continuar evoluindo porque temos muito trabalho pela frente e o time está começando a ter sua identidade”.
O armador Tico Faria também acredita em bons momentos da temporada. “No estilo de jogo vai aparecer e logo vamos ver os bons resultados. A gente está jogando com dois jovens de pivô que estão procurando dar o melhor. E temos que continuar jogando. Queríamos muita a vitória, infelizmente não deu”.
O técnico David Pelosini, os quatro jogos do realinhamento não deve mudar muita a classificação do Pinheiros. “Devemos ficar entre quarto e quinto e ai vamos fazer uma melhor de três. Podemos voltar enfrentar o São José ou o Paulistano, porque Franca e São Paulo devem disputar os dois primeiros lugares. Estamos colocando nossos meninos para gladiar contra pivôs já formados. Essa é a nossa missão. Continuar na luta”.
Primeiro período – Colocando inicialmente em quadra o quinteto formado por Ruivo, Jimmy, Buffat, Agapy e Aguerre. Com as duas equipes começando a partida com forte defesa individual, o Pinheiros começou melhor, graças a defesa e a boa movimentação ofensiva, chegando a abrir 20×14 para encerrar o período em 20×16.
Segundo período – Com as duas equipes mantendo uma forte defesa, o São José empatou em 22×22, mas somente passou à frente do marcador em 27×26. Porém, com um rebote ofensivo, e um ataque de três pontos, dois mais um lance livre do pequeno gigante Tico Faria, o Azul e Preto voltou a liderar o placar em 29×27. Seguindo empatado em 31, depois 33, o São José teve uma parcial de 20×15 para fechar a primeira etapa do jogo na frente: 36×35.
Terceiro período – Sem a força nos rebotes, o terceiro período foi dominado pelo bom time joseense, que vinha, inclusive com uma vitória sobre Franca. Ao abrir nove pontos – 65×56 – obrigou o técnico David Pelosini a pedir tempo, mas não evitou que o adversário fizesse uma parcial de 18×15.
Quarto período – Foi o melhor momento do Azul e Preto. Apesar das dificuldades, equilibrou o jogo, teve chances de empatar nos últimos segundos, quando duas bolas de três pontos foram arremessadas e a vantagem do São José era de apenas três pontos, faltando 1 minuto. No final, optando pela falta, deixou a equipe do Vale do Paraiba abrir seis pontos, terminando com uma parcial de 25 a 25.
Jogaram pelo ECP
Ruivo – 3 pontos, 1 rebote 6 assistências
Jimmy – 16 pontos, 7 rebote 2 assistências
Aguerre – 5 pontos, 5 rebote 1 assistência
Buffat – 18 pontos, 4 rebote 1 assistência
Agapy – 6 pontos, 11 rebote 2 assistências
Vitor Cauã – 2 pontos, 2 rebote 1 assistência
Tico Faria – 7 pontos, 4 rebote 2 assistências
Enrico – 3 pontos, 2 rebote
Omena
Augusto Leão, co 16 pontos, 6 rebotes e 4 assistências foi o melhor do São José
SEGUNDA FASE DO PAULISTA DULTO
Dia 20/9 – 20 horas – Henrique Villaboim
EC Pinheiros 76×79 São José Basket
Dia 23/9 – 18 horas
CA Paulistano x EC Pinheiros
Dia 27/9 – 20 horas – Henrique Villaboim
EC Pinheiros x São Paulo FC
Dia 01/10 – 18 horas
Sesi Franca x EC Pinheiros