1 de maio de 2024

O que a FIBO e a Arnold, maiores feiras fitness do mundo e da América respectivamente, apontam como tendências e novidades do setor esportivo para 2024

Dispositivos wearable, aplicativos de exercícios físicos e tecnologias voltadas para públicos mais diversos são destaques nas feiras. Diretamente da cidade de Colônia, na Alemanha, Anderson Franco, CEO da rede Allp Fit, aponta algumas novidades e tendências que devem impactar e impulsionar os mercados esportivos brasileiro e mundial 

A FIBO, principal feira fitness do mundo, e a Arnold South America, renomada feira esportiva da América, movimentam o mundo fitness trazendo, em suas edições de 2024, uma ampla visão das tendências e novidades do setor para este ano. 

Em Colônia, na Alemanha (cidade com 2000 anos, que se estende ao Rio Reno, na parte Ocidental do país) do dia 11 a 14 de abril, a FIBO tem como objetivo promover um setor fitness mais forte e uma sociedade mais saudável, favorecendo um estilo de vida ativo e consciente. Enquanto a Arnold, que ocorreu do dia 7 a 11 de abril, na cidade de São Paulo, fez do maior evento multiesportivo da América do Sul, um ponto de encontro dos setores de nutrição, fitness, esportes e saúde.

Com a participação de milhares de profissionais, entusiastas e empresas líderes do setor, as duas exposições servem como palco para o lançamento de produtos inovadores, discussões sobre os mais recentes avanços em tecnologia e ciência aplicada ao fitness, além de destacar as mudanças de paradigma que estão redefinindo a forma como as pessoas encaram o bem-estar e o condicionamento físico.

A discussão em relação às tendências de mercado fitness para 2024 inundou a Arnold e promete ser tema principal da FIBO, também. Em nível mundial, observa-se um grande movimento relacionado à praticidade e individualização do exercício físico, o que gera resultados mais pontuais e um maior bem-estar nas práticas. 

Essa personalização e customização de serviços já está no radar da rede Allp Fit desde sua fundação, que nasceu ligada à proposta de dar acesso a um sistema de alta performance, com um grande número de recursos e um portfólio amplo de serviços em saúde e bem-estar, tornando-se uma opção completa, mesmo operando com valores de mensalidade altamente competitivos.

Tecnologia e inovação no fitness

As soluções wearable, com dispositivos vestíveis ou usáveis (a exemplo de relógios inteligentes), mantém sua posição de destaque entre as tendências, mesmo chamando a atenção desde 2016, e permanece como um dos pilares fundamentais para o crescimento do setor. A tecnologia vestível, como também é conhecida, abrange dispositivos que sincronizados a um smartphone podem ser usados e acoplados ao corpo, fornecendo dados em tempo real como frequência cardíaca e qualidade do sono, por exemplo. Essas ferramentas permitem que os profissionais de exercícios personalizem ainda mais as atividades físicas dos seus alunos, monitorando seu desempenho e progresso ao longo do tempo.

Caminhando lado a lado ao wearable, os aplicativos de exercícios também são uma crescente da categoria, já que se destaca por uma transformação significativa na vida dos usuários. O impacto benéfico dos “apps” é claro ao incentivar a prática de atividade física pelos usuários, oferecendo uma forma conveniente e eficaz de manter um estilo de vida ativo, tanto dentro das academias como fora delas. Exemplo disso é o índice de engajamento gerado com o Allp Fit Home, app de treinos guiados que permite aos usuários da Allp Fit manterem-se conectados, atualizados e em constante atividade.

Além de monitorar as atividades físicas, oferecer aulas online e acompanhamento de treinos, certos aplicativos oferecem ainda mais, como é o caso do Allp Fit Home, que inclui planejamento alimentar personalizado, protocolos anti-flacidez e até segmentos específicos como danças e lutas. A plataforma faz parte do ecossistema da Allp Fit, que é a primeira rede de academias com jornada fitness completa e com adicionais valiosos, que oferta ainda consultas médicas e tratamentos odontológicos a preços populares, em associação com o Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do Brasil, e outros parceiros. A iniciativa faz parte do pacote de soluções e alternativas extras criadas pelos idealizadores da marca, na busca de uma entrega de serviços surpreendente e de alto impacto aos seus usuários.

Diversidade e inclusão: academia é para todos

A inclusão de diversas populações e perfis no mundo fitness também começa a despertar a atenção do setor. Os olhares da Arnold e da FIBO estão voltados ainda para o uso da tecnologia assistiva na inclusão no mundo das atividades físicas, como nos esportes paralímpicos e nas rotinas de pessoas com deficiência (PCDs). Pesquisas de equipamentos, produtos e sistemas que melhoram as capacidades funcionais dos atletas são focos de muitas marcas que querem contribuir para a igualdade de condições e oportunidades. Além disso, atender a públicos com diversos perfis, e não apenas os usuários tradicionais de um serviço, é um requisito cada mais exigido pelos novos públicos, que valorizam temáticas como inclusão, diversidade, responsabilidade ou impacto social e sustentabilidade. Marcas que nascem hoje em dia precisam levar esse cenário em consideração e, no mundo fitness, isso não é diferente.

No Brasil, essas tecnologias inclusivas já são prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que junto com o Comitê Paralímpico Brasileiro querem colocar o país entre as 10 principais potências mundiais nesse cenário até o final deste ano. 

Com esses destaques e tendências fica evidente a preocupação e o investimento em tecnologias, que somadas aos exercícios físicos de forma completa e inclusiva, propõem uma experiência integral às marcas, às academias e aos praticantes de atividades físicas. Com mais de 32 mil academias ativas no Brasil, de acordo com os dados da Cortex, ficar para trás das tendências não é uma opção para as marcas brasileiras. “A participação e acompanhamento em eventos do setor reforça o compromisso da Allp Fit em estar atualizada com as melhores práticas e modelos de negócio, a fim de proporcionar a experiência fitness mais completa a toda nossa comunidade”, detalha o CEO da Allp Fit, que marca sua presença na FIBO 2024 à convite de Reginaldo Recchia, CEO da Matrix, empresa brasileira líder em equipamentos.

Sobre o Autor