“O Irã move os fios e o mundo dança”, diz Pilar Rahola

A jornalista espanhola vem ao Brasil para discutir suas ideias sobre a guerra Israel X Hamas e o antissemitismo em eventos abertos ao público

 jornalista espanhola, escritora, militante e política Pilar Rahola estará no Brasil dos dias 5 a 10 de Dezembro, a convite da Beit Halochem Brasil, da StandWithUs Brasil e do CAM – Movimento de Combate ao Antissemitismo, para palestras, encontros com políticos e universidades, quando compartilhará sua perspectiva sobre o conflito Israel-Hamas e o antissemitismo no Brasil e no mundo. 

Reconhecida pela sua atuação em prol dos direitos humanos e no combate ao antissemitismo e antissionismo, Pilar dará duas palestras em São Paulo: a primeira, no dia 5 (terça-feira), no auditório da Unibes Cultural destinada ao público geral, e a segunda, no dia 7, no auditório do C6 Bank, voltada para jovens. De São Paulo a jornalista seguirá para o Rio de Janeiro, onde também terá uma agenda cheia. Depois do Rio de Janeiro a jornalista seguirá para Miami e Washington D.C., onde participará de um evento especial da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Em “Iran, el mastermind del ataque publicado“, artigo recente publicado no jornal espanhol El Periódico, Pilar diz que a guerra atual entre o Israel e o Hamas “não visa um Estado palestino, o que nunca foi o objetivo do Hamas, que busca instaurar uma república islâmica em toda a região. Foi perpetrada para garantir os interesses do Irã na região e permitir uma guerra global se o Hezbollah (que tem mais de 150.000 mísseis apontados contra Israel) entrar em cena”. Segundo ela, “o Irã obtém legitimidade interna, propaganda global e estratégia geopolítica, e o resultado são milhares de mortes, uma terrível crueldade ao estilo do Isis e uma cidadania ocidental ainda mais confusa, com alguns setores da esquerda a mostrarem vergonha. O Irã move os fios e o mundo dança”.

Para André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, “é importante que os grupos que se consideram progressistas escutem o que Pilar tem a dizer. Para ela, Israel está sob a lupa midiática permanente e sua imagem distorcida contamina os cérebros do mundo porque faz parte da coisa politicamente correta, parece solidariedade humana, porque é grátis falar contra Israel”.

O evento de terça-feira acontece na Unibes Cultural, às 19h30. Além da exposição de Pilar, também haverá uma sessão de perguntas e respostas com André Lajst. Já no dia 7, o evento, voltado ao público jovem com mediação de Avi Gelberg, presidentdo Beit Ha Lochem,acontece no auditório do C6 Bank.

Serviço

Encontro com Pilar Rahola na Unibes Cultural, com mediação de André Lajst

Data: 05/12/23 (terça-feira)

Horário: 19h30

Endereço: R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP, 05409-012

Encontro com Pilar Rahola no C6 Bank com mediação de Avi Gelberg

Data: 07/12/23 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Endereço: Avenida 9 de julho, 3186

Sobre a Beit Halochem Brasil

A Organização dos Soldados Feridos da Zahal é uma entidade registrada sem fins lucrativos estabelecida no final da Guerra da Independência de Israel (1949), com o objetivo de atender às necessidades dos 3.400 soldados feridos naquela guerra durante o longo processo de reabilitação.

É a única organização com responsabilidade legal para representar os soldados da IDF que foram feridos enquanto serviam na defesa do Estado de Israel.

Sobre a StandWithUs Brasil

A StandWithUs é uma instituição educacional sem fins lucrativos dedicada ao ensino de pessoas de todas as idades sobre Israel, Oriente Médio, e ao combate do extremismo e do antissemitismo, com o intuito de promover a paz na região.​

Com sede em Los Angeles, a organização possui dezoito escritórios em todo os EUA, além de bases no Canadá, Israel, Reino Unido e, desde 2018, no Brasil. Conta também com um centro educacional em Jerusalém e hospeda programas na América Latina, África do Sul, China, Europa e Austrália.

Por meio de campanhas, materiais didáticos e palestrantes, a organização alcança milhões de pessoas em todo o mundo, com uma multiplicidade de plataformas em 18 idiomas diferentes.

Sobre o CAM

O Movimento de Combate ao Antissemitismo (CAM) é uma organização global, apartidária, inter-religiosa e intercultural que está empenhada em combater o antissemitismo e promover um mundo mais inclusivo para todos, construindo ligações e construindo um movimento para combater o ódio religioso.

Com mais de 770 organizações e instituições já fazendo parte da nossa coligação, continuamos a crescer a um ritmo excepcional e a fornecer uma plataforma diversificada e responsável para promover e defender estas causas.

Perante o aumento dos atos de ódio e intolerância e, especificamente, das manifestações de antissemitismo em todo o mundo e na região, consideramos de grande importância podermos abordar estas questões em conjunto e unir-nos na erradicação destes fenómenos.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464