O 9-Club do Brasileirão: veja as melhores performances do campeonato
Ao longo de todo o campeonato, o serviço de resultados esportivos Flashscore avaliou o desempenho dos jogadores a cada partida. E entre mais de 10.000 avaliações, só 16 superaram os 9 pontos. Um seleto 9-Club do futebol brasileir
O Brasileirão de 2023 já está marcado como um dos campeonatos mais competitivos e mais surpreendentes de todos os tempos. Com reviravoltas improváveis, jogos inacreditáveis e briga até o fim, o campeonato deu aos fãs muitos momentos para lembrar, e outros tantos para esquecer…
Em meio a tantos jogos fantásticos, é até difícil lembrar das melhores performances dos atletas. Por isso, o serviço de resultados Flashscore usou sua nova ferramenta, o Players´ Rating, para compilar, de forma científica, as performances mais impactantes dos atletas. O sistema avalia a atuação de cada jogador a cada partida, atribuindo ou descontando pontos conforme suas ações em campo. Também é levado em conta a posição do jogador, para dar o peso correto a cada tipo de ação. Ao final do jogo, cada atleta recebe uma nota pela partida.
Implantado no Brasileirão deste ano, o Players´ Rating do Flashscore atribuiu mais de 10.000 notas a atletas de todos os times. Porém, deste total, apenas 23 performances atingiram a nota 9 ou superior – ou seja, apenas 0,2% do total. Veja alguns destaques entre os destaques.
Os maiores pontuadores
Dois atletas conseguiram chegar a 9,9, o que é uma pontuação quase perfeita. Um deles – sem muita surpresa – foi o craque do campeonato, Luis Suárez, do Grêmio, que, no jogo contra o América-MG, na 30ª rodada, fez um gol e deu duas assistências. O hat-trick contra o Botafogo no Rio valeu a El Pistolero “apenas” um 8,4, já que há outros fatores que compõem a nota, além dos gols.
Somente mais um atleta conseguiu igualar os 9,9 de Suárez. Foi Everaldo, do Bahia, no jogo da 26ª rodada contra o Goiás, um maluco 4 x 6.
Os paredões
Entre os goleiros, quatro conseguiram entrar no 9-Club, três com nota 9,0 redonda. São eles Marcos Felipe, do Bahia, que fechou o gol contra o São Paulo no Morumbi, pelo primeiro turno do campeonato; Bento, do Athletico – PR, no jogo contra o Cruzeiro, em Minas; e Walter, do Cuiabá, na vitória improvável (naquele momento) contra o Botafogo, no Rio. Já João Paulo, do Santos,conquistou impressionantes 9,8 na sexta rodada, contra o Vasco.
Duplo-duplo
O 9-Club do Brasileirão tem 23 performances, mas apenas 22 membros. Isso porque um atleta conseguiu superar 9 pontos duas vezes neste ano: Jhon Arias, do Fluminense. Curiosamente, ele conseguiu a façanha contra o mesmo adversário, o Santos. No primeiro turno, no Rio, Arias bateu 9,3. No returno, na Vila Belmiro, foi ainda melhor e cravou 9,5, para azar do Peixe.
Confira a lista completa do 9-Club do Brasileirão, segundo as notas do Flashscore.