Novo normativo da ANTT promete mais agilidade no transporte rodoviário interncional
Você sabia que o transporte rodoviário de cargas é responsável por mais de 65% do transporte de mercadorias pelas malhas rodoviárias? Recentemente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou por unanimidade o novo normativo do Transporte Rodoviário Internacional (TRIC), visando simplificar e modernizar os procedimentos para a habilitação no segmento.
A medida representa um avanço significativo rumo a uma logística internacional mais eficiente e transparente. Com procedimentos mais claros e objetivos, tanto empresas nacionais quanto estrangeiras serão beneficiadas, reduzindo tempo e custos associados à obtenção de licenças e autorizações.
Danilo Guedes, vice-presidente de relações internacionais da NTC&Logística e CEO da ABC Cargas, empresa com operações no Mercosul, destaca que essas mudanças nos processos e na logística do transporte entre os países são essenciais. Ele ressalta a importância de reduzir burocracias e simplificar trâmites no transporte internacional, o que certamente otimizará questões e reduzirá custos envolvidos.
A ANTT enfatiza que a regularização do TRIC é fundamental, considerando que o transporte de cargas entre fronteiras terrestres requer normativas claras e alinhadas com acordos internacionais. Até o momento, existem duas resoluções que abordam diversos aspectos desse transporte, e sua complementaridade por vezes gera complexidades nos procedimentos adotados pelos transportadores para ingressar no mercado internacional.
Na visão dos executivos do setor de transporte, a medida auxiliará no aumento da demanda e no impulso à economia brasileira. Danilo comenta que “essas mudanças são fundamentais, visto que o transporte de cargas entre fronteiras terrestres requer normatização simples e alinhada com acordos internacionais. Mais clareza, simplicidade e redução de custos certamente contribuirão para fomentar o transporte internacional de cargas”.
Com as entidades de classe e lideranças governamentais traçando planejamentos estratégicos, o calendário deste ano promete ser intenso, começando já em março com a reunião bilateral Peru/Brasil, na qual serão discutidas as principais demandas do setor. A expectativa é que as mudanças propostas impulsionem o transporte internacional de cargas e contribuam para o avanço do país.