“No Meio do Caminho”, mistura de teatro com audiovisual, celebra o dia da visibilidade trans pela plataforma #CulturaEmCasa
Texto de Luh Maza, primeira roteirista trans da tv brasileira, coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade; conteúdo entra em cartaz em 29 de janeiro
Para celebrar o dia da visibilidade trans, a #CulturaEmCasa, maior plataforma de streaming e vídeo por demanda da América Latina, estreia “No Meio do Caminho”. Com direção de Danilo Miniquelli, “No Meio do Caminho” apresenta uma linguagem híbrida, que mistura teatro e audiovisual. O lançamento do cine-teatro acontece em 29 de janeiro às 21h.
Com texto de Luh Maza, finalista no Prêmio Jabuti, as atrizes Daniela Sevilha e Renata Perón conversam sobre o meio do caminho das expectativas humanas, o momento de suspensão sobre a reflexão em relação ao amanhã, os arrependimentos, dúvidas, julgamentos e anseios. Coloca em discussão o espaço da mulher na sociedade e como seus corpos e mentes são afetados: o moralismo, a vontade de burlar regras e ao mesmo tempo que se apoiam, se estranham, mas acima de tudo, criam afetos e identificação.
“É uma obra melancólica que não traz dor, mas traz de maneira poética, uma não resposta, um não lugar, uma crueza, dentro do simbolismo poético”, ressalta o diretor, Danilo Miniquelli. “No Meio do Caminho” é um projeto contemplado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc – LAB 36/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online.
De acordo com o diretor, “No Meio do Caminho” é uma viagem ao/do interior feminino. “É uma pessoa em um momento de reflexão, não é palpável, não é real. É como se nós conversássemos com nós mesmos em dimensões diferentes. Não há ônibus, não há pessoas, mas há existências e dimensões diferentes. É um meio do caminho, entre o antes e o depois, o real e irreal, entre a verdade e mentira, entre a vida e morte. É estático, essa palavra define muito bem, é uma obra estática, que se desenha no mesmo lugar e ganha movimentos sem sair deste lugar”, delibera.
“Nossa intenção é mais uma vez jogar luz sobre temas da atualidade, tendo como objetivo visibilizar a causa trans em prol de uma luta por direitos. A plataforma gratuita #CulturaEmCasa, já no seu terceiro aniversário, tem sido uma ferramenta primordial para veicular conteúdos potentes como este”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da plataforma.
Para assistir “No Meio do Caminho”, basta acessar gratuitamente a plataforma #CulturaEmCasa pelo site https://culturaemcasa.com.br/ ou pelo APP #CULTURAEMCASA, disponível em IOS e Android, a partir de 29 de janeiro até 29 de maio.
Sinopse
No Meio do Caminho – Duas mulheres desconhecidas, que se percebem sozinhas, trancadas em um ônibus quebrado em uma estrada escura e sem movimento, onde só conseguem enxergar um corpo na estrada em meio ao breu. Elas então passam a dividir seus medos, anseios, sonhos e expectativas, sem ao menos saber se chegarão ao mesmo destino que se propunham, Terra Nova, pois estão presas no meio do caminho.
Sobre a autora
Luh Maza – Dramaturga, atriz, diretora, crítica e curadora teatral. Escreveu e dirigiu mais de 10 espetáculos como “Transtopia” (2019), com o qual foi a primeira diretora trans convidada pelo Theatro Municipal de São Paulo; “Kiwi” (2016), vencedor do Prêmio Aplauso Brasil; e “Carne Viva” (2015), encenado pela companhia Teatro Estúdio Fontenova de Portugal. Sua dramaturgia foi publicada na coleção “Primeiras Obras”(Imprensa Oficial de SP, 2009) – finalista ao Prêmio Jabuti de Literatura -, no livro “Teatro” (Chiado Editora de Lisboa, 2015) e na antologia “Dramaturgia Negra” (Funarte, 2019).
Escreveu críticas e artigos para veículos como Caderno Teatral, Yahoo, Folha de S. Paulo, Revista Cult, dentre outros. Recentemente fez a curadoria da “Encontra de Pedagogias da Teatra” na MIT-SP (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 2022), da “Mostra de Dramaturgia Em Pequenos Formatos Cênicos” do CCSP (Centro Cultural São Paulo, 2021) e do Cultura Inglesa Festival (2020), depois de ter integrado comissões para instituições como SESI, SESC e Prefeitura de São Paulo e Curitiba. O filme da campanha “35” (2019), com seu roteiro, recebeu prêmios na Alemanha, Argentina e Estados Unidos. Também trabalha para televisão e streaming, onde escreveu para a série “Sessão de Terapia” (Globoplay, 2019) pela qual se tornou a primeira roteirista trans da tv brasileira e foi indicada ao Prêmio ABRA de Roteirista do Ano. Também desenvolveu duas séries inéditas para Globoplay e Netflix. Atualmente é roteirista e diretora da série “Da Ponte Pra Lá” e roteirista-chefe da adaptação de “Torto Arado”, ambas para HBOMax.
Sobre o Diretor – Danilo Miniquelli – Ator, diretor e gestor cultural, é formado em história, artes cênicas, artes visuais e pós-graduado em gestão cultural. Já participou de mais de cinquenta espetáculos teatrais. Atualmente comemora seus 25 anos de carreira dirigindo “No Meio do Caminho”, texto de Luh Maza, integrando o elenco do filme espetáculo de René Piazentin, “Elephants”, com direção de Nelson Baskerville, além de atuar na série “Fome”, com a Cia. Pessoal do Faroeste.
#CulturaEmCasa
A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.
Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente, já foi acessada 7,7 milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.
A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.