No Dia Internacional da Mulher, Quem Disse, Berenice? levanta conversa sem filtro nas redes sociais sobre a realidade da violência psicológica

Marca disponibilizará atendimento psicológico gratuito para mulheres, enquanto lidera movimento para aumentar a conscientização sobre o tema e ampliar rede de apoio

No Brasil, a violência psicológica contra a mulher faz uma vítima a cada três segundos. Para colocar luz a esse tema latente e atual, Quem Disse, Berenice? aproveita o Dia Internacional da Mulher (8/3) para lançar a campanha “a Real, sem culpa, seja assumidamente você”, que reflete a causa prioritária do posicionamento da marca, a culpa feminina, e desperta a atenção para a gravidade do assunto em busca de conscientizar e acolher mulheres. Além de oferecer atendimento psicológico gratuito a vítimas que passam pelo problema, a ação busca informar a população sobre esse tipo de violência que, embora não seja física, pode ser o primeiro passo para a agressão, minando, pouco a pouco, a autoestima da mulher, e gerando a culpa por meio de comportamentos, ameaças e manipulações.

“Quem disse, Berenice? é divertida, colorida, e também uma marca que puxa a conversa séria quando ela é necessária. Uma marca que tem por essência a liberdade, entende que apoiar as mulheres a se libertarem das culpas que sentem, especialmente quando não devem, é um importante papel. Sabemos que a violência psicológica tem o poder de alimentar esse sentimento, fazendo com que a vítima se responsabilize pelo que sofreu. Pensando nisso, como marca de beleza que está presente na rotina diária de cuidados de muitas mulheres, buscamos amplificar a consciência sobre o tema e a conversa, trazendo a potência de vozes femininas”, afirma Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “Queremos conscientizar e ir além, criando uma corrente de apoio entre as mulheres e disponibilizando suporte psicológico gratuito para as vítimas, por meio de uma plataforma online, para conseguir atender mulheres de todo o país”, completa.

Para impulsionar uma conversa franca e sem filtros, Quem Disse, Berenice? é a primeira marca de beleza nacional a ingressar no BeReal atrelada a uma causapor reconhecer a rede social como um canal que tem em sua essência retratar a vida real. Com o apoio de parcerias estratégicas e um time de influenciadoras que têm propriedade e se identificam com o tema, a QDB? dá o start à ação visando à conscientização e ao acolhimento.
 

ATENÇÃO AOS DETALHES

Além disso, a marca convidou a artista Lela Brandão Co. (@lelabrandao.co), por meio de sua marca homônima, para cocriar camisetas com estampas-manifesto, capazes de gerar reflexão. As peças contêm frases “escondidas” que precisam de atenção aos detalhes para serem compreendidas, assim como a violência psicológica.

São três opções de camisetas, com as frases: “Você não é difícil de AMAR”, “Não é CARINHO se você sente culpa o tempo inteiro” e “Mulher, você merece um amor SEM CULPA”. Parte da renda obtida com as vendas das peças será destinada à Vittude, plataforma para consultas psicológicas online e parceira da ação, para criação e ampliação de grupos de acolhimento para vítimas de violência psicológica com apoio especializado gratuito.

“Defendo a criação de roupas confortáveis para mulheres livres e reais; por isso, quando recebi o convite para a parceria com a Quem Disse, Berenice?, não pude deixar de correlacionar os propósitos das duas marcas e ver nessa união a oportunidade de beneficiar o público feminino, estimulando a reflexão em uma data que foi pensada para dar visibilidade às lutas e valorizar as mulheres”, destaca Lela Brandão.

O projeto, cocriado pela W3haus e pela Digital Social, hub de criação e estratégia de influência, puxa e potencializa o tema para as redes sociais, com apoio de um time de criadoras de conteúdos que já passaram por experiências de relacionamentos abusivos e já trazem isso para conversas com suas seguidoras. Amanda Souza, Alexandra Gurgel, Lorrayne Carolyne, Hana Khalil, Tia Má, Ju Leme e a própria Lela Brandão trazem conteúdos que contam com easter eggs que logo são revelados, assim como as mensagens das camisetas, mostrando que a violência psicológica pode estar escondida nas relações, demorando para ser notada.

“A conversa sobre violência psicológica e relacionamentos abusivos vem crescendo nas redes sociais, mas ainda não sabemos reconhecer os sinais e perceber que se trata de uma violência que deve ser interrompida. Ao usar a mecânica da própria rede para chamar a atenção para isso, vamos dar força a essa conversa de um jeito natural, como deve ser”, aponta Domênica Camatti, Head de Criação e Conteúdo da marca na W3haus.

Serviço:

Até o dia 31 de março, será possível adquirir as camisetas com exclusividade no e-commerce da marca Lela Brandão Co. As peças estão disponíveis do PP ao G1 e custam R$ 97, com parte desse valor sendo revertido para a criação e ampliação de grupos de acolhimento às vítimas de violência psicológica. Em parceria com a Vittude, a cada camiseta vendida, mais uma vítima poderá ser atendida com apoio psicológico especializado e gratuito. Válido para mulheres que buscarem ajuda no grupo de acolhimento até o fim de março. Pelo site da plataforma de terapia online é possível ter acesso à landing page onde a vítima pode se inscrever para participar dos grupos, que terão encontros 100% online e acessíveis para todo o Brasil, com expectativa de atender mais de 600 mulheres.

Aviso: a violência física e psicológica é crime previsto na Lei Maria da Pena. Disque 180 e denuncie.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464