Por Cláudio Luís Rosa
É cada vez maior o número de empresas brasileiras que investe na investigação sobre o funcionamento do cérebro humano para alavancar os resultados de vendas. Crescente no Brasil, a área de neurociência do comportamento humano é a chave para o sucesso de vendas. É o que afirma especialista com mais de 30 anos de experiência.
Que as empresas estão sempre em busca de atrair clientes todo mundo sabe. Mas a novidade agora é que um campo relativamente novo tem ganhado atenção dos gestores para ter maior assertividade na hora de vender: a neurociência do comportamento. O especialista na área, Cláudio Rosa, que tem mais de 30 anos de experiência, explica as vantagens do novo campo de estudo para o ambiente corporativo.
“A neurociência do comportamento é uma área de estudo que investiga como o cérebro e o sistema nervoso influenciam o comportamento humano. Na última década, essa área tem ganhado destaque na gestão de empresas, uma vez que o conhecimento sobre o comportamento humano pode ser utilizado para melhorar a tomada de decisões, aumentar a produtividade e aprimorar as relações entre colaboradores e clientes”, explica Cláudio Rosa que é sócio de uma das mais renomadas escolas de treinamento do Brasil – a Sales Prime.
O especialista listou cinco formas de como a neurociência do comportamento pode ser aplicada para as empresas, veja:
1. Tomada de decisões: Ao compreender como o cérebro humano funciona, os líderes empresariais podem tomar decisões mais informadas e precisas, considerando as tendências comportamentais e as preferências dos clientes.
2. Comportamento do consumidor: A neurociência do comportamento pode ajudar as empresas a entender melhor os hábitos e comportamentos dos consumidores, permitindo que elas desenvolvam produtos e serviços mais adequados às suas necessidades e desejos.
3. Produtividade: A compreensão da neurociência do comportamento também pode ser aplicada para aumentar a produtividade dos colaboradores. Por exemplo, a implementação de medidas para reduzir o estresse no ambiente de trabalho pode melhorar o desempenho e a satisfação dos funcionários.
4. Gestão de equipes: A neurociência do comportamento também pode ser usada para melhorar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe, reduzindo conflitos e melhorando o desempenho geral da equipe.
5. Desenvolvimento de liderança: Ao compreender os processos cognitivos envolvidos na liderança, a neurociência do comportamento pode ajudar as empresas a desenvolver líderes mais eficazes e capacitados.
De acordo com Cláudio Rosa, as empresas que apostam na área como um fator diferencial já coleciona resultados positivos. Para ele, não haverá futuro no ambiente comercial sem entender as nuances do comportamento humano. “A importância da neurociência do comportamento para as empresas é cada vez mais reconhecida, e muitas empresas já estão investindo em pesquisas e treinamentos nesta área. Ao compreender melhor como o cérebro humano o resultado é mensurado e imediato”, explica o especialista.
*Cláudio Luís Rosa, empresário, com mais de 30 anos de experiência em vendas e gestão comercial. Formado em Administração, com MBA em Inteligência Competitiva e Mentoria Sistêmica, somado a Neurociência comportamental. É especialista em Neurociência do consumo. Já atuou em centenas de palestras em todo o país. É atualmente sócio da Sales Prime, uma das maiores consultorias de vendas do Brasil.