Mulher encontra seu carro roubado de £30.000 usando aplicativo, mas polícia disse para ela recuperá-lo sozinha
Mulher rastreia carro roubado no valor de £30.000 usando aplicativo e é instruída pela polícia a buscá-lo
Alexandra Vlad descobriu que seu Lexus UX havia sido roubado de sua garagem em Newham, leste de Londres, na manhã de 6 de fevereiro. Ela verificou um aplicativo de rastreamento em seu telefone e viu que a última localização registrada estava em Hackney, a cerca de seis milhas de distância. Aos 32 anos, ela ligou para a polícia e forneceu as informações, mas afirma que lhe disseram para ir buscar o veículo sozinha. Ela ficou chocada com a resposta, mas decidiu que se quisesse seu carro de volta, teria que ir. A situação a fez sentir-se “insegura” e “ansiosa”. “Eu não tinha ideia do que encontraria lá dentro. Drogas? Um corpo morto?”, disse ela.
Quando ela chegou, encontrou o carro sem pertences, sem gasolina e as luzes do painel piscando. Parecia também que os ladrões tinham tentado remover o dispositivo de rastreamento. Alexandra Vlad, que é originalmente da Romênia, disse que está falando sobre o caso porque está insatisfeita com a forma como um órgão público a tratou. Ela explicou: “Fiquei perplexa. Pagamos impostos para pagar a polícia – apenas para deixar a nós resolvermos. Para que estamos pagando mesmo?” Um porta-voz da Polícia Metropolitana disse: “Na terça-feira, 6 de fevereiro, recebemos um relato de que um carro havia sido roubado de fora de uma casa em E13. A proprietária posteriormente entrou em contato conosco para dizer que havia rastreado o carro e o recuperado. As investigações continuam.”
Em outubro, um proprietário de carro conseguiu rastrear seu valioso veículo de £23.000 após ele ter sido roubado de sua casa em Birmingham, usando o Google Earth. Jayy Robinson, 23 anos, postou sobre o roubo nas redes sociais após ficar “impressionado” com a resposta da polícia. Um vídeo embaçado do carro roubado foi compartilhado no Snapchat – mas o ladrão exigiu £2.000 para devolver o carro. No entanto, um dos amigos de Jayy, especialista em tecnologia, fez uma busca reversa de imagem do prédio ao lado do qual o carro estava estacionado, e a dupla conseguiu triangular a localização ao avistar o nome de um conjunto habitacional em uma lixeira.