Ministra Cida Gonçalves é entrevistada do episódio desta semana do videocast “Substantivo Feminino”

Direto do gabinete da ministra em Brasília, este episódio discute a importância de políticas públicas para mulheres e o trabalho do Ministério das Mulheres

A primeira temporada do videocast “Substantivo Feminino” tem mais um episódio no ar, este com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O quinto episódio aborda a importância de políticas públicas para mulheres e o trabalho do Ministério das Mulheres, além de trazer um breve resumo sobre a trajetória da ministra, sua carreira até a chegada ao ministério, os desafios e combate à misoginia.

Mediado e apresentado por Ana Fontes, empreendedora social e especialista em gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres, o videocast Substantivo Feminino, é uma iniciativa do YouTube Brasil em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, Gênero Número, Internet Lab e Casé Fala, com produção do Dia Estúdio.

Ana Fontes é enfática ao dizer que tem um trabalho muito forte de educação a ser feito, porque é preciso educar a sociedade para entender que “o ódio as mulheres não são aceitável”. “Os homens também têm responsabilidade, porque se você se cala diante de uma situação de assédio, se você se cala quando um colega seu está assediando uma outra mulher, você está sendo cúmplice”, afirma a empreendedora social.

A ministra Cida Gonçalves explica que o papel dela é pensar políticas públicas de inclusão e como ela faz isso na prática. “Temos o ‘Fórum das Mulheres Quilombolas’, para a gente discutir qual é a política para as mulheres quilombolas, assim como estamos com o ‘Fórum das Mulheres no Hip-Hop’, pela primeira vez as mulheres do hip-hop têm um espaço dentro do governo. Isso para mim é política da inclusão, quando você vai fazendo isso, você vai enfrentando o sexismo e o racismo sem ocupar o lugar de fala da população negra”.

“Discutir sexismo e racismo é uma coisa muito importante, porque quando você vai discutir a fome – que país você quer para as mulheres, você quer incluir todas as mulheres, as negras, indígenas, você tem que trabalhar em uma perspectiva de uma inclusão geral”, explica a Ministra Cida Gonçalves.

O quinto episódio estará disponível na próxima quinta-feira, dia 21 de dezembro, às 12h, no canal do YouTube da RME Os demais episódios de “Substantivo Feminino” estão disponíveis no mesmo canal e você confere aqui.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464