Mini Wedding é celebração intimista que equilibra cerimônia emocionante com leveza
Os casais mais jovens, em busca de mais propósito, aliados ao pós-pandemia do coronavírus potencializaram um tipo de casamento que se tornou mais comum nos dias de hoje: os Mini Weddings, ou seja, as cerimônias mais intimistas e com um número reduzido de convidados. Entretanto, as características desse tipo de celebração vão além da quantidade de pessoas. Passam por questões como personalização e pelo local onde são realizados, como chácaras, jardins de casa, hotéis e restaurantes, entre outros.
Isabela Pagnan, designer de moda, e Pedro Pinotti, designer gráfico, escolheram uma celebração nesses moldes. Eles se casaram no dia 18 de maio no Espaço do Chef, em Londrina, e, depois, no comecinho de junho, em uma cerimônia na Itália. Nos dois casos, o número de convidados foi mais restrito, tornando a cerimônia mais intimista. “Acreditamos que uma celebração de Mini Wedding deve refletir a personalidade dos noivos, sendo mais leve e descontraída do que um casamento tradicional. A autenticidade e a intimidade são aspectos essenciais para criar um ambiente acolhedor e especial”, ressalta Isabela.
Celebrante
Para o casal, um dos principais fornecedores num Mini Wedding é o celebrante do casamento. “O papel do celebrante é essencial na preparação dessa data importante, especialmente quando ele tem o cuidado de ouvir e conhecer a história do casal. Isso garante que a cerimônia seja genuína e que reflita a verdadeira essência dos noivos”, diz a noiva. No caso da cerimônia na Itália, o irmão da noiva e um amigo do noivo fizeram esse papel. Mas, no Brasil, a escolha foi por um celebrante social de casamentos, Fábio Luporini.
“Decidimos escolher o Fábio Luporini porque queríamos uma cerimônia leve, intimista e personalizada. O Fábio foi a escolha perfeita para esse tipo de cerimônia! Com seu jeito querido, alto astral e atencioso, ele traduziu perfeitamente nossa história e nossa essência como casal”, ressaltam os noivos. Isabela e Pedro queriam uma celebração personalizada. “Para nós, era fundamental que nosso celebrante levasse em conta nossa história e trajetória, incluindo detalhes que realmente importam para nós. Uma celebração personalizada torna o momento ainda mais significativo e memorável. Recomendamos o Fábio não apenas pelo seu trabalho impecável, mas também pela pessoa querida, leve e incrível que ele é. Ele conseguiu criar uma cerimônia que superou nossas expectativas”, afirmam.
Especialista em Mini Weddings, Fábio Luporini já celebrou casamentos desse tipo em Londrina, em diversas outras cidades do Paraná, no interior de São Paulo, na capital paulista e até na Itália. “Quando os noivos escolhem um Mini Wedding, percebe-se que, de fato, valorizam cada detalhe, desde os convidados, escolhidos a dedo, até os principais momentos da cerimônia. Afinal, o casal está focado em deixar registrada na memória afetiva mais um momento importante em sua trajetória”, ressalta o celebrante.
Detalhes
De acordo com ele, o celebrante deve ser uma pessoa preocupada com os detalhes, desde os que fazem sentido na história do casal até os que serão vividos no roteiro da celebração. “Personalizar um Mini Wedding é poder proporcionar aos noivos justamente o que eles imaginaram para essa ocasião, levando em conta a história do casal e, também, as vontades e os desejos para esse dia tão especial”, afirma Fábio Luporini. No caso da Isabela e do Pedro, a celebração precisou levar em conta, além da trajetória dos dois, que, alguns dias depois, haveria uma nova cerimônia, conduzida pelo irmão e pelo amigo.
Além disso, o casal que busca um Mini Wedding está procurando, na maioria das vezes, o equilíbrio perfeito entre a emoção e a descontração. “O celebrante precisa ter a sabedoria de contar a história do casal de maneira emocionante, mas com a dose certa da descontração, para que a celebração se torne leve e, ao mesmo tempo, inesquecível”, ressalta o celebrante.