Milito e Larcamón fazem disputa de título entre técnicos argentinos no Brasil; veja retrospecto de hermanos no país
Na tarde do próximo sábado (30), Atlético Mineiro e Cruzeiro se enfrentam na primeira partida da final do Campeonato Mineiro. Dessa vez, um dos maiores clássicos do Brasil será protagonizado por dois técnicos argentinos, fato emblemático da forte presença de treinadores da Argentina no Brasil. Além de marcar a estreia de Gabriel Milito no comando do Galo, o jogo terá o compatriota Nicolas Larcamón no banco de reservas da Raposa. O Torcedores.com aproveitou o duelo de hermanos para fazer um raio-X dos treinadores argentinos em atividade no futebol brasileiro no século.
Os principais hermanos no século XXI
A presença de técnicos argentinos no Brasil está longe de ser novidade, mas ganhou nova força na última década, quando os clubes brasileiros passaram a investir mais fortemente na contratação de treinadores estrangeiros. Levantamento do Torcedores.com mostra que 12 técnicos argentinos diferentes passaram pelos 20 clubes da Série A e mais o Santos no século XXI e conseguiram disputar pelo menos dez jogos oficiais no país.
Os dois de maior destaque são Juan Vojvoda, que já soma 215 partidas à frente do Fortaleza, e Jorge Sampaoli, que treinou três dos times mais populares do país: Flamengo, Santos e Atlético-MG.
Atualmente, são cinco times da Série A e mais o Santos com técnicos argentinos: Vojvoda, no Fortaleza, Ramón Diaz, no Vasco, Eduardo Coudet, do Internacional, e os técnicos envolvidos na decisão do Mineiro, Milito e Larcamón.
Mais um argentino campeão
A decisão entre Cruzeiro e Atlético Mineiro garante ao vencedor o título e ao futebol argentino mais um treinador com troféu conquistado no Brasil. No século, cinco treinadores argentinos diferentes conseguiram dar a volta olímpica.
Com mais tempo no país e com um trabalho vencedor no Fortaleza, Vojvoda é o argentino mais vencedor no Brasil, com três títulos cearenses e um da Copa do Nordeste.
Um dos treinadores argentinos com passagem mais curta e menos celebrada foi embora do Brasil com dois títulos conquistados. Turco Mohamed venceu a Supercopa do Brasil e o Mineiro com o Atlético antes de deixar o Galo.
Completam a lista de treinadores argentinos campeões no Brasil Eduardo Coudet (campeão mineiro com o Galo), Jorge Sampaoli (também campeão em Minas Gerais com o Atlético) e Hernán Crespo (campeão paulista com o São Paulo).
Crédito: Divulgação / Atlético-MG e Cruzeiro