12 de maio de 2024

Mesmo liderando as enquetes de intenção de votos, Silvio Barros poderá não disputar a prefeitura de Maringá

O pré-candidato, Silvio Barros (PP) liderando a corrida para a prefeitura de Maringá, que segundo os números, em janeiro desse ano, Silvio Barros aparecia com 33% das intenções de votos, com o ex-deputado estadual Homero Marchese, aparecendo no segundo lugar, com 12,3%.

A liderança de Silvio Barros é incontestável e a maioria dos cidadãos tem a clara noção que o ex-prefeito fez um bom trabalho. Na pesquisa espontânea Silvio Barros é lembrado por 8,6%, seguindo de Marchese por 3%. Naquela oportunidade, o número de indecisos e de quem resolveu não responder à pergunta, ultrapassou os 60%.

Na segunda quinzena de agosto, a Universidade Estadual de Maringá também realizou uma sondagem onde mostrou a osilação de Sivio Barros e ele já apareceu com 30,50. Em segundo lugar Doutor Batista com 5,73, empatado tecnicamente com o vice-prefeito Edson Scabora (MDB), com 5,28%; em quarto está o deputado estadual Delegado Jacovós, do PL com 4,36%; em quinto, o também deputado estadual Do Carmo (UB), com 3,67%; Homero Marchese (Rep) vem com 3,21%; em sétimo, Flávio Mantovani (SD), 2,52%; Wilson Quinteiro (PSD) tem 2,29%; Mário Verri (PT), 1,61%; Professora Ana Lúcia (PDT), 1,15%; Clóvis Mello, 0,92%; Humberto Henrique (PV), 0,69%. Outros, 3,30%. Não sabe ou não opinou, 34,77%.

Na pesquisa divulgada pela Universidade Estadual de Maringá, a rejeição de continua no patamar de 25,90 muito alta. Os números apontam que a liderança de Silvio Barros não está consolidada.

Outro fato importante a ser analisado a maioria dos processos que Silvio Barros responde estão parados, justamente porque o candidato do Partido Progressista não estar ativo politicamente. Caso ele saia candidato, o judiciário poderá ter uma decisão desfavorável e tira-lo da disputada da corrida eleitoral.
Vai ver que por esse motivo, o deputado estadual Soldado Adriano José (PP) anda trabalhando o seu nome nos bastidores para que seja o plano B do partido, numa eventual desistência de Silvio Barros (PP) poderá assumir a candidatura a prefeito de Maringá.

Apesar da maioria, não estar levando a pré-candidatura do parlamentar a sério; da mesma forma que não acreditavam na reeleição do Soldado Adriano José (PP), acabou surpreendendo os analistas de plantão e foi reconduzido através das urnas para um mandato de mais 4 anos.