Mercado de Luxo cresce 51,74% e consultores de imagem buscam aperfeiçoamento na área

O crescimento do mercado de luxo no Brasil está fazendo com que os profissionais que atuam na área de consultoria de imagem busquem aperfeiçoamento nesta área.

Os indicativos da Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael) apontam que, em 2021, as vendas de artigos de alto padrão cresceram 51,74% em relação ao ano anterior. Já após as flexibilizações da pandemia, os consumidores passaram a investir ainda mais em bens materiais para usufruir da vida fora de seus lares, como roupas, automóveis, lanchas e jatinhos.

A JHSF – companhia é dona de seis dos principais shoppings voltados ao público de alto padrão do Brasil – que tem como principal área de atuação e investimento o segmento de alta renda, é um exemplo. De acordo com o CEO da JHSF Malls, divisão responsável pelos shoppings, Robert Harley, as vendas consolidadas dos lojistas desses empreendimentos apresentaram um crescimento de 14,7%, em 2023, se comparado ao mesmo período de 2022.
 

Mesmo tendo a possibilidade de adquirir produtos de luxo online, a grande maioria dos consumidores deste tipo de produto ainda prefere o contato humano e o atendimento personalizado.

“Ainda que o mundo possa parecer mais digital, o contato físico e a atenção humana nunca estiveram tão presentes nas reais necessidades dos consumidores depois do confinamento, sobretudo das pessoas com maior poder aquisitivo”, explica o consultor de imagem e supervisor de um dos cursos mais procurados em consultoria de imagem do Brasil, o Centro Europeu, Pablo Inisio.
 

Experiência prática

Pensando neste mercado, cerca de 20 alunas do curso de consultoria de imagem, de Curitiba, foram a Paris para uma imersão em lojas e marcas de luxo. Com a supervisão do professor, estiveram em grandes joalherias, lojas e museus de marcas famosas, para conhecer o atendimento e o diferencial de cada marca.
 

“O mercado de luxo cresceu no mundo inteiro e o consultor de imagem deve entender este mercado para poder oferecer ao seu cliente esta experiência e para que ele possa diferenciar a qualidade da peça e agregar valor a este produtor. Ele precisa entender a história, a filosofia e os requisitos para que uma peça venha a ser do mercado de luxo e porque valem tanto “, explica Pablo.
 

A influência das cores
 

Outra proposta da imersão em Paris foi entender a influência das cores nas estações do ano – primavera, verão, outono e inverno e como elas interferem em coleções de marcas famosas.

“Nossas alunas tiveram uma experiência profunda em marcas francesas e europeias sobre como a influências das cores nas estações entram em cada coleção, na capital da moda que é Paris”, completa Pablo.
 

Chegando no Brasil, as alunas tiveram a oportunidade de participar de uma aula show sobre cores e de cabelos e casos desafiadores na coloração pessoal com Luciana Urichl, maior referência na área.
 

Na oportunidade, foram abordadas as tendências, mas desta vez, não apenas no vestuário, mas também no estilo personalizado.

“Trabalhamos com as cores de coloração pessoal em homens, em peles com vitiligo, em peles com problemas dermatológicos, em peles oliva, entre outros. O nosso propósito é cada vez mais aproximar os nossos alunos do mercado em ascensão, caso do mercado de luxo atualmente”, finaliza Pablo.


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