Menestréis da inclusão

O professor Deto Montenegro em prática da Oficina dos Menestréis

Oferecida em videoaulas semanais gratuitas, a oficina “Teatro Musical Inclusivo dos Menestréis” traz técnicas e exercícios empregados nos projetos sociais UP e AUT, dedicados ao treinamento artístico de jovens e adultos com Síndrome de Down e com Transtorno do Espectro Autista. Com estreia em 10/05, vídeos serão postados às quartas-feiras e estarão disponíveis no site do Um Novo Olhar e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Projeto é parte do programa Arte de Toda Gente, parceria Funarte e UFRJ

Estreia no próximo dia 10 de maio a oficina “Teatro Musical Inclusivo dos Menestréis”. Oferecidas pela projeto Um Novo Olhar e divididas em seis episódios, as videoaulas gratuitas estarão disponíveis semanalmente, sempre às quartas-feiras, no site www.umnovoollhar.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube e contarão com tradução para Libras e legendagem. Ministrada pelos professores Deto Montenegro e Evelyn Klein, a oficina aborda técnicas e exercícios empregados nos projetos sociais UP e AUT, dedicados ao treinamento artístico de jovens e adultos com Síndrome de Down e com Transtorno do Especto Autista (TEA). A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Ao longo das videoaulas, além de conhecer as experiências desenvolvidas com o teatro inclusivo dos Menestréis em projetos sociais e cursos, serão abordados temas relacionados ao desenvolvimento dessas atividades, como noções básicas de audiovisual para teatro virtual em plataformas digitais, exercícios de expressão oral e facial para melhor comunicação, expressão corporal, expressão oral e observação, e criatividade e improvisação.

Os professores

Deto Montenegro é diretor da Oficina dos Menestréis, iniciou a trajetória artística em 1981, junto ao cantor e compositor Oswaldo Montenegro, construindo sua carreira como ator, cantor e diretor. Desde 1987, desenvolve um método do resgate da intuição e do reflexo, conhecido como o treinamento artístico da Oficina dos Menestréis. Realiza desde 2003 um trabalho social com PCD’s (cadeirantes, DV’s, jovens e adultos com Síndrome de Down e autistas) tornando-se um precursor na área de teatro musical inclusivo. Trabalhou como ator em filmes, novelas e séries.

Evelyn Klein é atriz, produtora e arte-educadora. É gestora dos projetos sociais de teatro musical inclusivo da Oficina dos Menestréis, desde 2003, além de atuar como atriz, coreógrafa e diretora de peças musicais dos Menestréis há mais de 25 anos. Desde 2003, é atriz parceira do Grupo XIX de Teatro, atuando nas peças HysteriaArrufus Auto Estrada do Sul; integra o Coletivo Impermanente e é coordenadora do projeto teatral do colégio Externato Rio Branco, desde 2000.

Sobre o projeto Um Novo Olhar

Desenvolvido conjuntamente por Funarte e UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, como parte do programa Arte de Toda Gente, o projeto Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. O projeto promove e apoia seminários, workshops e congressos com profissionais que atuam nesse segmento. E tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências, com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações para o segmento.

Arte de Toda Gente

O programa Arte de Toda Gente é uma parceria entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve início em 2020, contemplando o desenvolvimento dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos incluíram-se posteriormente o Arte em Circuito, a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, o Projeto Ópera e a Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Tal parceria atualmente viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

Serviço:

Oficina Teatro Musical Inclusivo dos Menestréis

Onde: site www.umnovoollhar.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

Quando: seis videoaulas gratuitas liberadas semanalmente, às quartas-feiras, a partir de 10/05

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Sustenidos Organização Social de Cultura

Curadoria: Escola de Música da UFRJ


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464