Sociedade Harmonia do Tênis, em São Paulo, recebe os 32 tenistas de até 16 anos da América do Sul, entre 16 e 19 de março. Vencedor disputará Roland-Garros Junior em Paris
São Paulo recebe a edição 2023 do Roland-Garros Junior Series by Renault, entre os dias 16 e 19 de março, na Sociedade Harmonia de Tênis, em uma parceria entre a Federação Francesa de Tênis (FFT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT). Os campeões das categorias masculina e feminina serão premiados com um wild card (convite) na chave principal no Roland-Garros Juvenil 2023, que acontecerá entre os dias 3 e 11 de junho, em Paris, França.
Na edição deste ano, diferentemente dos anos anteriores, em que apenas atletas brasileiros disputavam o torneio, o Roland-Garros Junior Series contará com 32 atletas, sendo 16 garotos e 16 garotas de dez países diferentes da América do Sul, de acordo com o critério de seleção mista (ranking ITF Junior até a posição 1000, ranking COSAT de 16 anos a partir daí).
“Mais uma vez a CBT demonstra a vanguarda em estabelecer parcerias duradouras e, principalmente, extrapolar as fronteiras. Uma grande oportunidade para tenistas juvenis brasileiros (as) que estarão competindo no mais alto nível entre os principais tenistas Sub-16 da América do Sul, mirando subirem de nível além, é claro, da busca pela sonhada vaga no Roland Garros Juvenil 2023”, destaca Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis e da Confederação Sul-Americana de Tênis.
O Brasil estará representado no Roland-Garros Junior Series por Gabriela K. Cho, Isabela de Mattos Silva, Isabeli Andreola, Isadora Sigrist e Pietra Rivoli, no feminino; e Bruno Vieira Malacarne, Enzo Tafarelo Vargas, Luiz Felipe Silva, Pedro Chabalgoity e Victor Cunha Lima, no masculino.
No ano passado, o carioca João Fonseca e paulista Olivia Carneiro venceram o Roland-Garros Junior Series e disputaram pela primeira vez a chave principal do Grand Slam francês.
Confira a lista completa de jogadores:
Feminino
Argentina – Luna Cinalli e Sol Ailin L. Guidi
Bolívia – Dayanara Velasco
Brasil – Gabriela K. Cho, Isabela de Mattos Silva, Isabeli Andreola, Isadora Sigrist e Pietra Rivoli
Chile – Camila R. Contreras
Equador – Valentina Vargas
Paraguai – Victoria L. Ocampos
Peru – Francesca M. Bunikowska, Elizaveta Castillo e Gabriela Pimentel
Uruguai – Josefina Soldo
Venezuela – Andrea A. N. Mendoza
Masculino
Argentina – Valentin Garay
Bolívia – Santiago Lora
Brasil – Bruno Vieira A. Malacarne, Enzo Tafarelo Vargas, Luiz Felipe O. Silva, Pedro Chabalgoity e Victor Cunha W. Lima
Chile – Luis Acevedo
Colômbia – Alejandro Arcila e Pablo Robledo Hoyes
Equador – Francisco Castro
Paraguai – Alex Santino N. Vera e Alvaro Ariel F. Alonso
Peru – Nicolas Baena
Uruguai – Francisco Danatro
Venezuela – Juan A. Listo