Medicina é um dos cursos mais procurados no Brasil e alternativas para o ingresso democratizam o acesso
Graduação está entre as mais buscadas para o financiamento estudantil privado do Pravaler nas regiões Sudeste e Nordeste do País
O curso de Medicina está entre os mais procurados no Brasil por estudantes que querem entrar na faculdade por meio do financiamento estudantil privado, de acordo com um levantamento realizado de janeiro a maio pelo Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A região Sudeste lidera o ranking com 42,7%, seguido pela região Nordeste, com 39,9%.
O levantamento é reforçado pelos dados sobre cursos mais buscados no Google durante o primeiro trimestre, que apontam que 34% dos estudantes que querem ingressar no ensino superior em 2023 pretendem se matricular em cursos da área da saúde. Considerando as consultas realizadas diretamente na plataforma, Medicina aparece no topo do ranking.
Atualmente, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), existem 225 processos para abertura de novos cursos no país. Devido à essa alta demanda e perspectiva de crescimento da área para os próximos anos, a graduação de Medicina será cada vez mais acessível a partir de bolsas de estudo e modelos de financiamento, que segundo o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do país, a mensalidade média é de R$ 8,7 mil – a maior do Brasil.
Atualmente, o país conta com uma demanda reprimida de médicos, principalmente nas regiões mais remotas. Para aqueles que idealizam essa formação universitária e querem ingressar em uma instituição de ensino particular, mas não sabem como tornar esse projeto uma realidade, o financiamento estudantil privado pode ser uma solução para gerenciar a renda, sem abrir mão dos estudos. Com o Pravaler, por exemplo, é possível pagar pouco mais que a metade da mensalidade, no dobro do tempo e com as menores taxas do mercado. “Existe uma cultura de que a graduação de Medicina é algo inatingível para grande parte dos brasileiros, mas no Pravaler não enxergamos assim e, por conta disso, melhoramos nossa solução para proporcionar a possibilidade do estudante que quer fazer o curso de Medicina realizar seu sonho. Em 22 anos de história, já apoiamos diversas instituições de ensino parceiras e contribuímos com a transformação de mais de 300 mil vidas por meio do acesso à educação e seguimos firmes nesse propósito”, comenta Beto Dantas, COO da empresa.
Os corredores dos hospitais já faziam parte da rotina de Luana da Silva Romão, de 41 anos, da cidade de Santos (SP), que sempre sonhou em ter em mãos o diploma de medicina, mas, pelos altos valores das mensalidades, optou por cursar enfermagem. “Meu filho tinha 7 meses quando fui aprovada no vestibular. Com o apoio da família e a venda de um terreno, consegui cursar os primeiros anos da faculdade. Porém, os valores eram altos e, quando o dinheiro apertou, o financiamento privado foi a alternativa para eu não desistir”, conta a estudante que atualmente trabalha como Técnica de Enfermagem e iniciou o curso de Medicina aos 37 anos.
Também no Sudeste, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), Diógenes Rodrigues dos Santos Júnior, de 26 anos, cursa o 10º semestre. O jovem iniciou sua jornada acadêmica no Paraguai, já que no país vizinho as mensalidades da graduação de Medicina são menores, mas, devido à pandemia de COVID-19, precisou interromper os estudos e voltar ao Brasil para ajudar a família financeiramente. Ainda em busca do sonho, o estudante foi aprovado na FASEH (Faculdade da Saúde e Ecologia Humana). “Minha mãe, que sempre apostou em mim, vendeu o carro para pagar um semestre da faculdade. Entretanto, assim que terminou, novamente eu não tinha mais condições de arcar com as parcelas e foi aí que recorri ao financiamento do Pravaler. Hoje, já no final do curso, faço parte do departamento médico do Vila Nova e do Coimbra Benfica. Graças ao recurso, consegui tornar meu sonho possível”, comenta o estudante.