18 de setembro de 2024

Medalhistas discutem importância da formação dos atletas olímpicos

Organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes, evento reuniu dirigentes do COB e do Ministério do Esporte no segundo dia de palestras

Nesta terça-feira (29), o Fórum Nacional de Formação Esportiva, organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes, promoveu o segundo dia de debates sobre a importância da formação de atletas para o esporte brasileiro. Emanuel Rego e Lars Grael, medalhistas olímpicos e membros do colegiado de Direção do CBC, foram alguns dos palestrantes do dia. Os dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte também estiveram presentes.

Os painéis destacaram o trabalho do Comitê Brasileiro de Clubes na formação dos atletas, uma vez que quase 90% dos brasileiros presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio foram beneficiados pelo trabalho da associação.

Para Magic Paula, ex-atleta olímpica de basquete e membro do colegiadodo CBC, um evento como esse é fundamental para unir profissionais capazes de discutir sobre a formação esportiva no Brasil. 

“O debate nos motiva a se preparar da melhor maneira neste momento. Cada um precisa saber o seu papel. O CBC cobriu uma lacuna, que estava existindo, de muitos jovens com talento e com perspectiva de virar profissionais terem que deixar de fazer o esporte pela falta de competições e de estrutura. Hoje o Comitê tem suprido esta necessidade de forma magistral”, afirmou.

Durante o evento, Lars Grael, medalhista olímpico na Vela nos Jogos de Seul 1988 e de Atlanta 1996, alertou que o Brasil ainda precisa alcançar certos degraus para se tornar uma potência olímpica.

“Uma nação olímpica não é necessariamente aquela que está encabeçando um quadro de medalhas em uma Olimpíada. É uma nação que é capaz de usar o esporte como transporte de valores para a sociedade. É o país que tem a capacidade de garantir o jovem na escola, de produzir merenda. É necessário a prática esportiva na escola. Nós, enquanto país olímpico, que sediou uma Olimpíada, precisamos ver o esporte de maneira mais ampla”, completou Lars.

A programação de palestras segue até esta quarta-feira (30), no Royal Palm Hall, centro de congressos em Campinas (SP). Na quinta-feira (31), o Fórum irá ofertar ainda um curso de capacitação sobre Gestão do Esporte nos clubes brasileiros, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Optimized by Optimole