18 de maio de 2024

Maximização de lucros de apps continua em alta mesmo com o atual momento de desaceleração econômica global

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Soluções avançadas de mobile growth e UA são protagonistas da estratégia de marketing para continuar lucrando

Por conta de diversos fatores no mundo, estamos enfrentando a incerteza de uma desaceleração econômica global, em que as empresas estão com orçamentos mais apertados. Isso faz com que o investimento em retenção e UA – Aquisição de usuários, precisem de uma atenção a mais. Conforme pesquisa da AppsFlyer, plataforma de atribuição e análise de marketing móvel, apps gastaram um total de US$80 bilhões em UA no último ano, apresentando uma tendência anual decrescente de 20% nos últimos meses. Em comparação, 2021 registrou um aumento de 40% nos gastos com aquisição de usuários.

“A retenção de usuários é a capacidade de os manter engajados e utilizando o aplicativo por um longo período de tempo. Isso pode ser alcançado por meio de campanhas de reengajamento, como notificações push, e-mail marketing e programas de fidelidade”, comentou Bruno Niro, COO & founder da AdGrowth, adtech de mobile marketing com foco em aquisição de novos usuários e rentabilização para aplicativos móveis.

Dados da AppsFlyer mostram que no último ano, apesar da desaceleração digital pós-pandemia, das mudanças de privacidade e da recessão econômica, foi observado um aumento de 10% em instalações. Seguindo essa mesma linha, o Google informou que entre janeiro e outubro de 2022, foram realizados mais de 3 bilhões de novos downloads de apps e que 49% dos usuários de smartphones acessam aplicativos pelo celular ao menos 11 vezes ao dia, trazendo uma taxa de conversão de 10%, contra 8% do desktop e 3% do web mobile.

Um dos principais desafios da publicidade em aplicativos é garantir que os anúncios sejam exibidos para o público certo, no momento certo. “Para isso, muitas empresas utilizam ferramentas de segmentação, que permitem que os anúncios sejam exibidos para um público específico com base em seu perfil demográfico, comportamental ou geográfico”, explicou Niro. “Além disso, a otimização contínua da campanha pode ser feita por meio de testes A/B e análises de dados, garantindo que os anúncios sejam exibidos nos momentos mais eficazes e gerem melhores resultados”, completou. 

Uma das maneiras mais eficientes de rentabilizar campanhas mobile growth é por meio de publicidade em aplicativos. Existem diversas opções de anúncios que podem ser exibidos em apps, como banners, vídeos e anúncios nativos. Outro método é por meio de modelos de monetização baseados em pagamentos in-app, como compras dentro do aplicativo, assinaturas e conteúdo premium. Esse modelo pode ser particularmente eficaz para aplicativos de jogos e entretenimento, mas pode ser aplicado em qualquer app que ofereça algum tipo de valor adicional para os usuários. 

Pôde ser notado um aumento contínuo na receita de anúncios in-app, impulsionado principalmente por aplicativos de jogos em ambas as plataformas. Sendo observado, ainda pelo levantamento realizado pela AppsFlyer, um aumento de 48% na receita de anúncios in-app nos dispositivos Android. 

Os desafios macroeconômicos continuarão afetando as empresas que não se adaptarem e trabalharem com as melhores estratégias e soluções do mercado neste ano. O executivo explica que com as soluções avançadas de publicidade em aplicativos, a AdGrowth ajuda clientes e parceiros a alcançarem o público-alvo certo e maximizarem a eficácia de suas campanhas. “Além disso, a empresa oferece serviços de otimização da campanha, análise de dados e estratégias de retenção de usuários, permitindo que os clientes maximizem seus lucros e alcancem sucesso no mercado de aplicativos móveis”, finalizou Niro.

Sobre a AdGrowth

A AdGrowth é uma adtech de mobile marketing com foco em aquisição de novos usuários e rentabilização para aplicativos móveis. Fundada em 2019 pelos sócios Bruno Niro, Thiago Cavalcante e Tiago Brandão, a AdGrowth ocupa atualmente uma posição privilegiada ao liderar a inovação na publicidade mobile brasileira.