11 de maio de 2024

Maringaense que tem conta em banco digital usa mais transporte público

Dois terços dos maringaenses utilizam bancos digitais, segundo pesquisa da DataMarket Inteligência de Mercado e a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). E cerca da metade da população poupa parte da renda, enquanto a média nacional é de 47,9% – conforme a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil.

Os homens representam 57% dos investidores e são a maioria entre os que fazem investimento de risco moderado e alto. Já as mulheres são a maioria entre os que escolhem a poupança. Entre bancos e corretoras, os bancos ainda são os meios mais utilizados para investimentos em Maringá, com 69,8%.

A pesquisa apontou os objetivos de investimento dos maringaenses: em primeiro lugar está a qualidade de vida, seguida pela aposentadoria, que ocupava a sexta posição na pesquisa anterior, de 2021, e em terceiro vem a preocupação em ter reserva financeira. Adquirir um imóvel caiu de terceira para a sexta posição. 

A pesquisa entrevistou mais de 1,2 mil maringaenses, sendo 53% homens e 47% mulheres, de cinco faixas etárias, quatro faixas de renda e cinco macrorregiões da cidade, permitindo a participação de um grupo heterogêneo de maringaenses. A margem de erro é de 2,78%.

Transporte

O número de usuários de transporte coletivo como meio principal aumentou de 14,2% para 30,6%. Em contrapartida caiu o número de pessoas que usam o carro como principal meio de transporte, de 62,9% para 51,4%. E o percentual dos maringaenses que gasta mais do que R$ 150 por mês com aplicativos de transporte e táxi teve aumento expressivo, de 9,4% para 58%. Os maringaenses também fazem menos planos de trocar de carro em até cinco anos, com queda de 8,5%. Entre os que não têm seguro de veículo, 42% pretendem adquirir.

O estudo, que está disponível em https://rd.acim.com.br/agradecimento-lp-pesquisa-data-maringa, traz ainda informações sobre mídias sociais, saúde, supermercados, orçamento familiar, imóveis, e-commerce, políticas públicas, shopping e pet. As empresas podem acessar a pesquisa completa, sendo necessário contatar a ACIM pelo 0800 600 9595.