19 de maio de 2024

Maringá participa de Conferência Estadual de Juventude

A Prefeitura de Maringá investe na construção de ações plurais e garante o protagonismo da juventude. Com a segunda maior delegação, Maringá participou nesta semana, na quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, da Conferência Estadual da Juventude, em Curitiba. Dos dez representantes maringaenses, seis foram eleitos para a Conferência Nacional, que ocorrerá de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

Participarão da Conferência Nacional, a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, como representante governamental, além de Helena Tavares Modesto, Lorena Ramos Carrilho e Thiago Raia, como membros da sociedade civil. Além disso, foram eleitos como suplentes na categoria sociedade civil os jovens Gustavo José e Melayne Oliveira. 

Na etapa estadual, os jovens de Maringá discutiram políticas públicas e atuaram na construção de propostas ao lado de representantes de outros municípios paranaenses. Os dez representantes maringaenses foram eleitos na Conferência Municipal, realizada em setembro pelo município e o Conselho Municipal de Juventude. 

A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, acompanhou a delegação de Maringá na etapa estadual e elogiou a participação dos jovens. “Foi uma alegria enorme perceber como eles estão engajados e preocupados com iniciativas que garantam a efetivação dos direitos, qualidade de vida e a construção de um futuro melhor. Vamos para a Conferência Nacional com muitas ideias e levaremos as políticas públicas exitosas de Maringá”, disse. 

Durante a conferência, Maringá também foi destaque pelo desenvolvimento de iniciativas  voltadas aos jovens. A gestão municipal regulamentou e deu protagonismo ao Conselho Municipal da Juventude em 2017 e criou em 2021 uma secretaria específica para a juventude. “A conferência deixou, de forma bem clara, a importância desses órgãos nos municípios. Neste sentido, Maringá já saiu na frente com a criação e fortalecimento dessas estruturas e a oferta de políticas públicas para os jovens”, afirmou a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes.