Maringá Park cede espaço para profissionais da saúde ensinar ao público a reanimação cardiopulmonar
Mais de 200 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e socorristas participarão, neste sábado (2), do RCP Day 2023, um dia voltado à capacitação da população para procedimentos de reanimação em casos de parada cardiorrespiratória. O evento será no Maringá Park, com abertura oficial às 14h.
O treinamento será no terceiro piso do shopping, com instruções para a população até as 20h. A orientação inclui como identificar uma parada cardiorrespiratória, como acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e como aplicar manobras de compressão cardíaca, com explicações, simulações e exercícios práticos. A participação da população é gratuita e não é preciso se inscrever – na parte da manhã, a partir das 10h, haverá instruções para lojistas do shopping e para profissionais de saúde de Maringá e região.
“A estatística nacional estima cerca de 200 mil casos de paradas por ano, sendo metade em ambiente fora hospital. Menos de 10% das vítimas sobrevivem em boas condições, uma vez que a cada minuto em situação de parada, o indivíduo tem a sobrevida diminuída em 7 a 10%. O rápido reconhecimento da deterioração do paciente, o chamado por ajuda e a realização precoce de manobras de RCP (ressuscitação) de alta qualidade nos primeiros três minutos, bem como a implementação de ações educativas à população, aumentam as chances de sobrevivência em 70%”, diz a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e enfermeira intervencionista do Samu Regional Norte Novo, Ketelin Cristine Ripke Rodrigues.
A ação é realizada pelo Samu Regional Norte Novo, em parceria com o Maringá Park, Prefeitura de Maringá, Câmara dos Vereadores de Maringá, Secretaria de Saúde de Maringá, Consórcio de Gestão Proamusep, 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá, Unicesumar, Simulab Unicesumar, Uningá, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Hemocentro, S.O.S Unimed, Safe Life, Univida, Humana Saúde, São Marcos Urgência, UniSMG, Paraná Cursos, Residência de Urgência e Emergência do Hospital Universitário de Maringá e Liga de Urgência e Emergência na Enfermagem (UEENF).
RCP
A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) compreende uma série de manobras realizadas para reverter a parada cardiorrespiratória (PCR). As paradas podem acontecer em razão de problemas cardíacos, obstrução de vias respiratórias, sangramento intenso, traumas, choque elétrico, entre outros. Para identificar uma parada, é preciso verificar se a vítima está inconsciente e sem respirar. Em caso afirmativo, é fundamental acionar o socorro médico e iniciar o quanto antes o procedimento de reanimação.