Mais de 27 mil árvores já foram salvas pelo país com destinação correta dos resíduos
ESG Tech so+ma recebeu mais de 3,4 mil toneladas de resíduos durante oito anos, o que equivale a salvar 27.510 árvores
Neste dia da árvore, celebrado em 21 de setembro, a ESG Tech so+ma já arrecadou mais de 3,4 mil toneladas de resíduos recicláveis (3.415.613 kgs) desde a sua fundação há oito anos até os dias atuais. Isto é o equivalente a salvar mais de 27.510 árvores pelo país.
O cálculo é uma estimativa da compensação ambiental realizada pela so+ma. Enviar os resíduos corretamente para a reciclagem reduz a necessidade de cultivar, colher e extrair matérias-primas da terra para produzir um novo material. Então, reciclar diminui os danos causados ao mundo natural. Isto quer dizer que menos florestas serão devastadas, animais selvagens serão menos prejudicados ou deslocados e não haverá até mesmo desvio de rios. Consequentemente, terá uma diminuição da poluição do solo, da água e do ar.
Conseguir salvar o equivalente a 27.510 árvores pelo país corresponde a reflorestar 15 campos de futebol (campos oficiais de 1,08 hectares). Os materiais que contribuem para o salvamento de árvores são: caixas longa vida, cartonado, embalagens de delivery, de leite condensado, papel e papelão. “Há oito anos, trabalhamos para incentivar a mudança de comportamento dos consumidores. Acredito que mostrar estes dados de compensação ambiental de mais de 27.510 árvores salvas possa influenciar ainda mais as pessoas a levarem seus recicláveis em nossas casas de recebimento e aumentar cada vez mais as atitudes positivas”, declara Claudia Pires, fundadora e CEO da so+ma.
Para participar, basta se cadastrar no aplicativo, levar os materiais recicláveis (vidros) para as unidades da so+ma, juntar pontos e trocar os créditos por benefícios como cursos profissionalizantes, descontos no comércio e nos aplicativos, alimentos e itens de higiene. Se a pessoa não quiser trocar, pode transferir os pontos para instituições sociais.
Confira as unidades das casas so+ma:
Em Salvador, as casas ficam nos locais: Espaço Wilson Son´s (Avenida Engenheiro Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/Big Bompreço (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí – Av. Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Av. Ibirapitanga, Patamares – Em frente a Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru – Praça Caramuru, 2); Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n);
Em Camaçari, as casas ficam nos locais: Feira (Centro Comercial de Camaçari , Rua Costa Pinto s/n – Centro, Camaçari.), Guarajuba (Praça de Guarajuba, s/n – Av. Humaitá, Guarajuba – Distrito Monte Gordo).
Em Curitiba, as unidades ficam localizadas em: Batel (Parque Gomm, R. Hermes Fontes, 204); CIC (R. Orestes Thá, 1800 – Cidade Industrial De Curitiba); Cotolengo (Rua José Gonçalves Júnior, 140 – Campo Comprido); Mercado Municipal (Av. Sete de Setembro, 1865- Centro); Vila Sandra (R. João Dembinski, 900-986);
Em Campo Largo, a casa so+ma fica localizada em frente ao CIOSP, R. Centenário, 2245 – Centro, Campo Largo;
Em Goiânia, a so+ma possui um espaço dentro da fábrica da Cargill chamado Espaço so+ma Cargill que fica na rua Iza Costa, 1 – Chácaras Retiro.
Os horários de atendimento da maioria das unidades seguem este padrão: Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados. A maioria das casas recebem: plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.
Sobre a so+ma
Fundada por Claudia Pires, cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores. Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade. Presente em São Paulo, Salvador, Camaçari, Curitiba, Campo Largo e Goiânia, o programa já recebeu mais de 1,1, mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. Em 2023, a estimativa é engajar mais de 50 mil famílias e gerar mais de 1,5 mil toneladas de recicláveis. É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.