Maioria dos consumidores maringaenses presenteará no Dia das Mães
Data mais importante para o varejo, atrás somente do Natal, o Dia das Mães se aproxima. Segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), 56,3% dos consumidores pretendem comprar presentes, 27,5% não presentarão e 16,2% ainda não sabem. O estudo mostra que nos últimos três anos, o percentual de pessoas que pretende presentar no Dia das Mães diminuiu de 2022 para 2023, mas aumentou mais de cinco pontos de 2023 para 2024.
A intenção da maioria (75%) é presentear a própria mãe, enquanto os demais compradores darão presentes para a esposa, sogra, irmã, avó, entre outras mulheres do círculo familiar, social e de trabalho. Entre os entrevistados, 83,7% planejam gastar até R$ 300. Para 88,6% dos consumidores, os gastos serão maiores ou iguais aos do ano passado.
Sobre a modalidade de compra, 82% afirmaram que farão compras em lojas físicas, enquanto 12,7% disseram que farão compras online, 4,2% nas duas modalidades e 1,1% não sabe. Conforme a sondagem, para a maioria dos que preferem comprar em loja física (45%), o fator determinante é o contato com o produto. Já para a maior parte dos que optam pela compra online (33%), as promoções são o chamariz.
No topo da lista de presentes estão calçados e bolsas. Na sequência, foram citados perfumaria e cosméticos; roupas; cestas; além de joias e relógios, chocolates, celulares e livros. A maioria dos consumidores (42%) compara preços às vezes, enquanto 19,6% raramente comparam, 16% realizam a comparação com frequência, 13,4% sempre pesquisam e 9% nunca praticam a comparação de preços.
Para a pesquisa, foram ouvidas 295 pessoas nos dias 2, 3 e 4 de abril, sendo 59,3% mulheres e 40,7% homens. A maior parte dos entrevistados (82,7%) possui renda familiar de até quatro salários-mínimos.