21 de setembro de 2024

Maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil está com inscrições abertas

Maratona Tech busca despertar o interesse de jovens para o setor de tecnologia

Professores de escolas públicas e privadas podem inscrever suas instituições gratuitamente até o dia 21 de julho; Professores paranaenses compartilham experiências

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia do país, que envolve professores e estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A iniciativa é promovida em parceria entre o Movimento Tech, coalizão que busca despertar o interesse dos jovens pela carreira no setor, além de fomentar a inclusão, formação e empregabilidade, e a Associação Cactus. A competição conta com patrocínio do iFood, empresa brasileira de tecnologia, que também está entre os mantenedores do Movimento Tech.

A Maratona Tech leva os conceitos da tecnologia para dentro da sala de aula, impactando professores e estudantes, desenvolvendo aprendizagem dos jovens e conectando-os a este mundo. “Esta é a chance de desenvolver pessoas para as oportunidades de carreira que a área oferece, especialmente porque, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia”, afirma Luanna Luna, diretora de Educação do iFood.

Combate à exclusão digital

A Maratona Tech pretende combater desigualdades e criar uma sociedade mais justa, com acesso à tecnologia para mais gente, além de incentivar o protagonismo dos estudantes e abrir oportunidades. “Mesmo observando as mudanças nas profissões e habilidades exigidas pelo mercado, percebemos que os jovens ainda sonham em trabalhar em cargos mais tradicionais, muitas vezes pela falta de acesso ou por acharem que não são capazes. A nossa ideia é mudar esse cenário e inserir mais pessoas nesse novo mercado”, reforça Luanna.

O apoio a iniciativas como esta colocam o iFood mais próximo dos compromissos assumidos com a sociedade de, até 2025, formar e empregar 25 mil pessoas de públicos sub-representados e de baixa renda em tecnologia, além de capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o trabalho do futuro e empreendedorismo.

Depoimento de professores paranaenses

“Essa maratona educacional, ela trouxe algo muito especial para os nossos alunos que participaram pela primeira vez de uma competição nacional, e onde eles tiveram a oportunidade de vivenciar de forma bastante interativa diferentes atividades desplugadas, incluindo também as atividades de uso de recursos tecnológicos com linguagem de programação”, avalia Gisele Cavalcanti Moraes, professora de pensamento computacional no Colégio Estatual Sulida Rosa Vilarinho, em Pontal do Paraná.

Os alunos desenvolveram trabalhos em grupos e iniciaram uma imersão no mundo da tecnologia, em que precisam dominar o uso da linguagem de programação. “Hoje os alunos, eles estão mais otimistas com o seu potencial, com o resultado que eles alcançaram dentro da Maratona Tech”, diz Gisele. “Nenhum deles, nenhum de nós, nem eu como professora, nós sonhávamos em ser campeões. O nosso sonho era finalizar com êxito uma maratona importante no nosso país”.

Já para o professor Amilton Roberto Agnolin, foi muito interessante ver o empenho dos estudantes envolvidos. “O desafio e a competição fizeram pesquisar e desenvolver atividades que não imaginavam conseguir”, lembra ele. “Hoje na escola, tanto os alunos como eu, professor, nos sentimos mais preparados em desenvolver atividades de desafios. Afinal, conseguimos ser premiados entre tantas pessoas. Obrigado aos organizadores”.

Trilha para o sucesso

A participação na Maratona Tech é gratuita e as inscrições vão até o dia 21 de julho. Nesta fase, professores e representantes das escolas interessadas devem fazer as inscrições das suas turmas pelo site: www.maratona.tech.

Após as inscrições, professores recebem uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, enquanto os alunos estudam, apresentam os trabalhos e os melhores são escolhidos para a fase final da competição.

“A Maratona Tech é uma competição divertida que vai além do conteúdo, ela trabalha também com o socioemocional dos estudantes. Para muitos jovens, vai ser o primeiro contato com as possibilidades do mundo da tecnologia. A intenção é aproximá-los por meio de uma jornada de aprendizagem”, afirma Jefferson Vianna, CEO Cactus.

Primeira edição

No ano passado, a Maratona reuniu 80 mil estudantes em 21 estados e 183 cidades brasileiras. Destes, 222 estudantes foram premiados com bolsas em tecnologia.

João Pedro Correia Nascimento, de Uberlândia, MG, é um dos integrantes da equipe que levou o primeiro lugar na Maratona Tech 2022, a primeira edição da competição. Ele conta que a experiência o ajudou a aprimorar seus conhecimentos em lógica de programação, o que ele considera importante para seguir na área de desenvolvimento web. “Graças à maratona, ganhei uma bolsa de estudos na Kenzie Academy Brasil, onde estou aprendendo muitas coisas sobre desenvolvimento web e soft skills, habilidades muito importantes para o mercado de trabalho. Além disso, ganhei um notebook, o que é fundamental para meus estudos. Estou cada dia mais perto de me tornar um desenvolvedor web Full-Stack”, comemora.

Para a segunda edição do Maratona Tech, a expectativa é ter 500 mil alunos inscritos e mil jovens premiados ao final.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.

Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.

Sobre o Movimento Tech

Coalizão de organizações que movem as alavancas necessárias desde a idade escolar até a formação e empregabilidade na área de tecnologia com foco em gerar um setor tecnológico mais forte e justo, com inclusão e equidade para pessoas de baixa renda e perfil sub-representado.

Sobre a Associação Cactus

Uma ONG que busca, através da educação e da criação de uma cultura de protagonismo, transformar a vida dos jovens nos contextos mais agrestes, garantindo educação de qualidade e gerando equidade no sistema de ensino público.

Optimized by Optimole