Lançamento: e-book em quadrinhos sobre alternativas aos testes em animais e valorização da ciência
A história Charlie e o Clube de Pesquisa! apresenta, de forma lúdica, a importância da ciência para solução de desafios atuais
Resultado de um projeto escolar real, que estimulou o uso do método de pesquisa a partir de um incômodo dos alunos, a história em quadrinhos Charlie e o Clube da Pesquisa! é o novo e-book lançado pela Fundação Educar, em sua biblioteca digital gratuita. A história, de autoria de Isabela Pascoal Becker, conta sobre o dia em que um grupo de alunos teve a curiosidade em conhecer a questão de testes em animais e a buscar alternativas para ajudar Charlie, um coelho que fugiu de um laboratório de testes cosméticos.
A obra destaca a importância da aprendizagem baseada em projetos, com uma abordagem educacional que envolve a realização de um projeto para alcançar objetivos de aprendizagem específicos, onde, os alunos trabalham para resolver um problema, criar um produto ou realizar uma tarefa, aplicando os conhecimentos que adquiriram em diversas áreas de estudo. É uma abordagem de ensino considerada como uma metodologia participativa, pois promove o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem e incentiva a criatividade e a colaboração, além de ajudar a desenvolver habilidades como pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, que são importantes para o sucesso acadêmico e profissional.
Charlie e o Clube de Pesquisa! traz dicas de como elaborar um projeto utilizando método científico para que a ideia possa se espalhar em outras salas de aula e espaços de aprendizagem Como mentor, o professor pode orienta alunos em cada etapa do processo instigando a curiosidade dos participantes e fornecendo feedback e recomendações que enriqueçam a experiência dos alunos.
A autora do livro, conta que Charlie e o Clube de Pesquisa! surgiu quando seu filho, que estava finalizando o Ensino Fundamental I precisava apresentar um projeto que incentiva e conduz os alunos à investigação de temas da realidade que os incomode. “Com a orientação de seus mentores, meu filho e colegas de grupo planejaram uma pesquisa e propuseram uma ação que oferecesse uma possível solução para um problema identificado por eles. O tema que escolheram foi o uso de animais para testes. Após alguns meses de pesquisa e muito trabalho, eles tiveram a ideia de fazer um livro, para que pudessem compartilhar suas descobertas a fim de sensibilizar e informar crianças e adolescentes”, confirma Isabela Pascoal Becker, que também destacou a importância dos professores e mentores e da cientista Carolina Catarino, que também se tornou uma grande inspiração para os alunos e para a história.
O e-book Charlie e o Clube de Pesquisa! faz parte do “Leia Comigo!”, um projeto da Fundação Educar, que tem como objetivo incentivar a leitura entre crianças e jovens brasileiros, distribuindo livros gratuitamente em 13 estados e no Distrito Federal, além de oferecer o download de todo acervo em sua biblioteca digital. Além dos livros impressos e digitais, o “Leia Comigo!” também oferece diversos materiais para estimular a leitura e a formação de leitores críticos, como sugestões de atividades, vídeos com técnicas de contação de histórias, encontros com autores, palestras e workshops de formação de mediação de leitura e contação de histórias.
Serviço
Livro: Charlie e o Clube de Pesquisa!
Download Gratuito e-book: http://www.leiacomigo.org.br/books/jjww/
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.