Lacta prepara Páscoa para todo perfil de consumidor manter a tradição brasileira
Marca cobre o Brasil em canais físicos e digitais, amplia atendimento em sua loja online, lança portfólio amplo e com diversidade para a Páscoa, e espera resultado até 15% maior frente ao ano passado
Há 111 anos, Lacta passa a Páscoa ao lado dos brasileiros e, para 2023, a marca líder em vendas e pioneira em ovos de chocolate preparou um portfólio amplo para todos os consumidores manterem o hábito de presentear familiares e amigos na data que é a 3ª mais relevante para o público, depois do Natal e Dia das Mães.
Há desde os itens mais surpreendentes, como os ovos premium de tripla camada de chocolate e recheio cremoso, o ovo com Barbie Sereia em três tons de pele, evocando a diversidade, até os clássicos ovos Sonho de Valsa e Diamante Negro, além das caixas de variedades que, a cada ano, se popularizam ainda mais.
“O brasileiro faz questão de comemorar a Páscoa e de presentear os entes queridos, como uma forma de manifestar os desejos de renovação que a data traz culturalmente. É do brasileiro concretizar esses afetos ao presentear com o chocolate. Vemos, de fato, que cada pedaço de chocolate aproxima as pessoas”, comenta Álvaro Garcia, vice-presidente de Marketing da Mondelēz Brasil, dona da marca centenária.
Entre os perfis do consumidor brasileiro, um terço das pessoas preserva a tradição de presentear com ovos, um segundo terço presenteia não necessariamente com chocolate e o outro terço mantém a simbologia da data com barras de chocolate.
“A Páscoa não se restringe mais só aos ovos. O evento passou a abranger a linha regular e todas as categorias têm destaque. Um produto de crescente tração são as caixas de variedades, que em outras épocas são compradas para compartilhar, mas na Páscoa entram na cesta de compras como item para presentear”, diz o executivo.
Para atender a essa tendência, em 2023 a Lacta oferece cinco tipos de caixas de variedades, como a clássica azul que contém os favoritos da marca, as temáticas em parceria com a Mattel (com Barbie e Hot Wheels), a que une Sonho de Valsa e Ouro Branco, e o lançamento que é uma grande aposta para esta Páscoa, a Hora Oreo, uma parceria para a marca de biscoito líder com uma configuração inédita no mercado brasileiro. Em uma só caixa, Hora Oreo reúne chocolate, biscoito e wafer em oito itens, sendo dois deles exclusivos (tablete de chocolate ao leite com Oreo e trufa com recheio cremoso de Oreo). A embalagem vira um jogo de tabuleiro, convidando a todos para brincar.
Todos os produtos estão em 700 mil pontos-de-venda físicos e dois mil canais digitais em todo o país, incluindo lojas online de parceiros e aplicativos de entrega. “Esse é um trabalho que normalmente iniciamos 18 meses antes. Em 2022 tivemos a Páscoa mais rentável em cinco anos. Neste ano, projetamos um resultado de 10% a 15% maior sobre o ano passado”, afirma Garcia.
Loja Lacta ainda maior
As vendas em todos os canais digitais (loja Lacta e parceiros) serão responsáveis por até 20% do resultado total, prevê a marca, que também vem investindo em sua loja própria. A expectativa é de que o faturamento do site LINK triplique nesta Páscoa. Para atingir a meta, a área de entrega está ainda maior, com 48h em todas as capitais do país e cinco dias úteis nas demais cidades.
Além da logística ampliada, o site também ganhou um canal de vendas corporativas, com equipe dedicada para atender empresas que queiram comprar chocolates para presentear funcionários e clientes, uma importante prática de cultura organizacional.
“No ano passado muitas empresas nos procuraram para comprar antecipadamente e garantir os produtos no mesmo padrão para todos os seus públicos. Foram vendas ‘manuais’ com resultado significativo, no total, e vimos a oportunidade para escalá-las no site”, relata o vice-presidente de Marketing.
A transação é realizada a partir de um pedido mínimo, no canal Link. A antecipação da compra permite usar o estoque do fabricante de forma planejada, com agendada de acordo com o interesse do comprador.
E-commerces parceiros
Lacta também acaba de estrear página oficial no Mercado Livre, disponibilizando todo o seu portfólio de Páscoa. É a primeira vez que a marca e o marketplace fazem o canal oficial para a data.
A marca está em mais de cem mil e-commerces de varejistas parceiros pelo país, como Magalu, Pão de Açúcar e Carrefour, entre outros, além de apps de entrega.
No SuperMuffato.com.br, Lacta lançou uma loja 3D com tecnologia do metaverso, permitindo ao consumidor uma experiência imersiva no ambiente, com jogos e compra de ovos de chocolate, barras e caixas de variedades.
Sobre a Mondelēz International no Brasil
A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) tem como propósito “Empower People to Snack Right”, ou seja, empodera os consumidores a escolher snacks do jeito certo, em aproximadamente 150 países ao redor do mundo. Com receita líquida de cerca de US$ 31,5 bilhões em 2022, a empresa está liderando o futuro de snacks com marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras.
A Mondelēz International se orgulha por ter sido reconhecida pelo mercado no ranking das 25 Top Companies do LinkedIn em 2022, como uma das melhores empresas para se trabalhar. A companhia possui compromissos com diversidade, equidade, inclusão corporativa e sustentabilidade, dentre elas, é integrante do MOVER-Movimento pela Equidade Racial, sendo também reconhecida com o Prêmio WEPs BRASIL 2021–Empresas Empoderando Mulheres, da ONU Mulheres, faz parte do Pacto Global ONU e além disso, tem como prioridade importantes compromissos globais como tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025. Visite o site e siga nosso perfil no Twitter.