22 de setembro de 2024

Investidor não tem descanso: deve realizar apuração mensal e pagar DARF o ano todo

Pixabay

É que todas as operações realizadas precisam ser apuradas mensalmente. São elas que compõem as informações para a declaração anual

Passado o período de entrega da declaração anual do Imposto de Renda (IR), os investidores de renda variável não têm nem tempo de dar um descanso e já precisam ficar atentos às informações dos seus rendimentos. É que todas as operações realizadas precisam ser apuradas mensalmente. São elas que compõem as informações para a declaração anual, de acordo com o contador Luís Fernando Cabral, sócio da Contador do Trader, especialista em contabilidade para investidores.

“O investidor de renda variável não pode relaxar com a parte tributária de seus investimentos, sejam ações ou outro tipo, mesmo após entregar a declaração do imposto de renda”, afirma o especialista. Conforme Luís Fernando, “é preciso fazer todas as apurações mensais, independentemente se comprou ou se vendeu algum investimento”. Essas informações, de acordo com o contador, precisam estar claras e organizadas, principalmente, porque no ano seguinte serão necessárias na hora da declaração anual.

“Existe uma diferença entre apuração mensal e declaração anual. Na primeira, é preciso juntar as informações que serão importantes para encontrar o valor devido de imposto e pagar o DARF [Documento de Arrecadação de Receitas Federais] e que servirão de base para a segunda”, diz o contador. Quando o investidor compra novos investimentos, é necessário atualizar a carteira com a nova quantidade e com o novo custo de aquisição, afinal, é esse custo que ele informará no ajuste anual. “Se vender e não apurar os resultados, não conseguirá nem saber se tem DARF para pagar.”

Luís Fernando recomenda organização para que o investidor não deixe tudo para a última hora. “Se deixar para fazer somente na hora da declaração, a chance de dar erro e acabar em multas e juros é muito grande. Então, o investidor precisa colocar em sua rotina a coleta de informações de seus investimentos. E se ele não quer ou não gosta de fazer isso sozinho, pode contar com a ajuda de profissionais que trabalharão para ele durante o ano todo”, ressalta.

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas

Há mais de um mês, povos indígenas de Mato Grosso sofrem com os incêndios florestais que atingem o estado.…

Read More..

Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência

MST refloresta área de assentamento na região do Vale do Rio Doce

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York

Parada PCD em SP celebra diversidade e reforça luta contra exclusão

Optimized by Optimole