Investidor não tem descanso: deve realizar apuração mensal e pagar DARF o ano todo
É que todas as operações realizadas precisam ser apuradas mensalmente. São elas que compõem as informações para a declaração anual
Passado o período de entrega da declaração anual do Imposto de Renda (IR), os investidores de renda variável não têm nem tempo de dar um descanso e já precisam ficar atentos às informações dos seus rendimentos. É que todas as operações realizadas precisam ser apuradas mensalmente. São elas que compõem as informações para a declaração anual, de acordo com o contador Luís Fernando Cabral, sócio da Contador do Trader, especialista em contabilidade para investidores.
“O investidor de renda variável não pode relaxar com a parte tributária de seus investimentos, sejam ações ou outro tipo, mesmo após entregar a declaração do imposto de renda”, afirma o especialista. Conforme Luís Fernando, “é preciso fazer todas as apurações mensais, independentemente se comprou ou se vendeu algum investimento”. Essas informações, de acordo com o contador, precisam estar claras e organizadas, principalmente, porque no ano seguinte serão necessárias na hora da declaração anual.
“Existe uma diferença entre apuração mensal e declaração anual. Na primeira, é preciso juntar as informações que serão importantes para encontrar o valor devido de imposto e pagar o DARF [Documento de Arrecadação de Receitas Federais] e que servirão de base para a segunda”, diz o contador. Quando o investidor compra novos investimentos, é necessário atualizar a carteira com a nova quantidade e com o novo custo de aquisição, afinal, é esse custo que ele informará no ajuste anual. “Se vender e não apurar os resultados, não conseguirá nem saber se tem DARF para pagar.”
Luís Fernando recomenda organização para que o investidor não deixe tudo para a última hora. “Se deixar para fazer somente na hora da declaração, a chance de dar erro e acabar em multas e juros é muito grande. Então, o investidor precisa colocar em sua rotina a coleta de informações de seus investimentos. E se ele não quer ou não gosta de fazer isso sozinho, pode contar com a ajuda de profissionais que trabalharão para ele durante o ano todo”, ressalta.