Inteligência Artificial na redação: como os estudantes devem se preparar?

Assunto recorrente em jornais e nas mídias sociais, muitos especialistas apontam as Inteligências Artificiais (IAs) como possíveis temas de redação do Enem e dos principais vestibulares do país

Desde a chegada do ChatGPT no Brasil, a Inteligência Artificial passou a conquistar mais espaços em reportagens, em fóruns de discussão, em palestras e fomentou estudos e pesquisas. Discussões como a transformação dos negócios, dos espaços e dos relacionamentos pela IA estão cada vez mais presentes.

Na educação não é diferente. Especialistas indicam a possibilidade das IAs serem tema de redação nos vestibulares do segundo semestre e na edição deste ano do ENEM. Thiago Braga, autor de Língua Portuguesa do Sistema pH de Ensino, entende que o recorte nos vestibulares deve ir além das inovações propriamente ditas e focar nos impactos da tecnologia na nossa sociedade. Por exemplo, uma das possibilidades é refletir sobre como a inteligência artificial pode substituir o trabalhador ou, então, como ela pode contribuir para o aumento na diminuição dos postos de trabalho.

Preparação dos estudantes

Segundo Braga, é necessário que o estudante pesquise a fundo sobre as tecnologias em questão para realmente entender suas possibilidades, visando ser capaz de construir argumentação e, se for o caso, uma proposta de intervenção bem fundamentadas em cima do conhecimento adquirido nas pesquisas, além de fugir do senso comum.

Para o autor, o maior desafio aos estudantes em relação à inteligência artificial é justamente a superficialidade das argumentações, sendo o estudo a solução do problema. “A estratégia é estudar, ler para entender, de fato, os impactos da inteligência artificial generativa – categoria de algoritmos de inteligência artificial, capaz de gerar novos resultados com base nos dados em que foram treinados – e compreender quais são as possibilidades positivas e negativas trazidas a partir da oferta para o público em geral”, explica.

Cuidados na hora de escrever sobre IA

Thiago Braga ressalta que a proposta das redações, considerando tanto os vestibulares quanto o Enem, sempre trará um recorte aprofundado, relacionando as Inteligências Artificiais com as questões sociais e com as preocupações do país.

Braga ressalta ainda que para evitar uma redução de nota nas redações, o estudante deve ter cuidado e estabelecer conexões entre tecnologia e seus usos e impactos.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464