22 de setembro de 2024

INT mostra tecnologias avançadas e sustentáveis na ExpoT&C, na UFPR

Materiais avançados, economia circular, energias renováveis, certificação de produtos: projetos que o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) apresenta na ExpoT&C, de 23 a 29 de julho, dão uma amostra do que essa unidade de pesquisa produz atualmente. O INT é uma das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que compõem esta exposição de Tecnologia e Ciência vinculada à 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Produtos e processos químicos que utilizam resíduos de biomassas e outras tecnologias em áreas de fronteira do conhecimento estarão presentes no estande do INT. Com uma impressora 3D, por meio da qual é possível entender como funciona a manufatura aditiva, o INT também apresenta um modelo de crânio com implantes impressos em metal.

Resultado de manufatura aditiva avançada, os implantes impressos em ligas à base de titânio são uma inovação capaz de substituir, de forma personalizada, ossos do crânio perdidos por doença ou acidente. O produto foi desenvolvido pela área de Materiais do INT em parceria com a empresa CPMH, em projeto da Unidade Embrapii INT.

Outro uso inovador da impressão 3D em exposição são suportes com geometria complexa para catalisadores. Base para acelerar as reações químicas, os catalisadores reúnem substâncias nestes suportes por onde as moléculas transitam. Os suportes desenvolvidos pelo Laboratório de Catálise do INT aumentam a superfície de contato para as reações. Produzidos em metal, obtêm hidrogênio a partir de etanol e gás natural; ou, à base de grafeno, servem para capturar CO2.

Energias Renováveis e economia circular

Entre soluções que substituem o uso de petróleo, o INT apresenta o bioquerosene, que substitui o querosene de aviação. O processo usa biomassa lignocelulósica de resíduos vegetais. Financiado pelo CNPq, o desenvolvimento é coordenado pelo INT, envolvendo também Unicamp e UFRJ.

Outro destaque é o carvão ativado, usado para purificar gases e líquidos, que retém moléculas indesejáveis, como metais pesados. Podendo substituir importações, os carvões ativados desenvolvidos no Laboratório de Catálise do INT são feitos de resíduos como casca de coco e bagaço de cana-de-açúcar.

Fibras de coco e de cana também aparecem como revestimento de capacetes para motociclistas, em substituição ao EPS. O desenvolvimento faz parte de contrato da empresa Starplast com a Unidade Embrapii INT, dentro do Programa Prioritário Embrapii para a cadeia de mobilidade e logística, associado à iniciativa Rota 2030, do Governo Federal.

Certificação de Produtos

Os visitantes podem conhecer o trabalho de avaliação de conformidade feito pelo Organismo de Certificação de Produtos do INT, que verifica a segurança de produtos como implantes mamários e capacetes. Por meio de amostras destes produtos, especialistas nos ensaios explicam os parâmetros avaliados.

Serviço

ExpoT&C – Mostra de Tecnologia e Ciência da 75ª Reunião Anual da SBPC

Local: Tenda da ExpoT&C, no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba

Período: 24 a 29 de julho de 2022

Horários: Segunda-feira (24/07), 8h às 18h * 8h – abertura oficial

De terça a sábado: 9h às 18h

Entrada gratuita.

Optimized by Optimole