Instituição faz balanço voltado para as lideranças escolares – em parceria com Universidade chilena Diego Portales – e exibe os documentários vencedores do Edital “Conexão Juventudes”, entre outras atividades
O Instituto Unibanco está lançando neste mês um estudo e uma publicação online como reflexão sobre os desafios da Educação na pandemia. As iniciativas, que ocorrem em conjunto com Universidad Diego Portales (UDP), do Chile, e a Comunidade Educativa – CEDAC, destinam-se a pesquisadores, gestores públicos, lideranças escolares e educadores. Adicionalmente, o Instituto disponibiliza em seu canal no YouTube os documentários vencedores do Edital “Conexão Juventudes”, que retratam a rotina dos estudantes do Ensino Médio público em cinco estados durante o período de escolas fechadas por conta da Covid-19.
Declarada pela OMS como pandemia em 11 de março de 2020, a crise sanitária levou ao fechamento de escolas, à instituição de variadas formas de educação a distância, bem como a perdas na aprendizagem e fragilização da saúde mental de estudantes e educadores em todo o mundo. Para fazer uma análise desses três anos de desafios intensos na educação, foram desenvolvidos o estudo “Liderança Escolar no contexto da pandemia de Covid-19 – Aprendizagens, desafios e propostas de políticas”; e o Boletim Aprendizagem em Foco “Lições da pandemia, três anos depois”.
Quarto e último volume da série “Políticas Públicas em Educação”, produzida em parceria com a Universidad Diego Portales (UDP), do Chile, o estudo acadêmico reúne uma síntese de aprendizagens, desafios e propostas de políticas para a liderança escolar desenvolvidas no contexto da pandemia. Seu conteúdo contribui para uma reflexão sobre como deve ser a escola pós-Covid-19, identificando quais mudanças e aprendizagens da crise permanecerão de agora em diante. Um dos principais destaques é o levantamento das dificuldades sociais e educacionais, das consequências referentes ao acesso à aprendizagem, à continuidade dos estudos, ao bem-estar socioemocional e à equidade educacional. Para fazer frente a esse quadro, o documento destaca experiências, do mundo todo, que relacionam os obstáculos ao papel desempenhado pelos líderes escolares.
O estudo ainda analisa em profundidade cinco dificuldades específicas que diretores e líderes escolares enfrentaram durante a pandemia, com foco nas aprendizagens que podem ser extraídas dessas experiências: a educação online e o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), o atendimento de necessidades socioemocionais de estudantes e educadores, a organização das aprendizagens, a sobrecarga de tarefas e, por fim, a necessidade de apoio recebido dos governos locais. No caso específico do Brasil, a publicação traz recomendações que podem auxiliar a liderança educacional em diversas áreas, como garantir a continuidade das trajetórias educacionais, responder à perda de aprendizagens, promover a avaliação formativa, prestar apoio socioemocional e cuidar do bem-estar dos membros da comunidade educacional.
Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, é fundamental que a sociedade se debruce sobre as experiências educacionais derivadas da pandemia. “Precisamos do máximo de informações possíveis sobre as perdas educacionais e sociais decorrentes da crise da Covid-19. Além disso, é urgente compartilharmos informações sobre as soluções experimentadas e, neste sentido, os novos materiais divulgados trazem diferentes olhares, com potencial de ajudar educadores e gestores, nos mais diversos níveis, a seguirem buscando a recomposição das aprendizagens dos nossos estudantes”, afirma.
Aprendizagem em Foco
Publicação online produzida mensalmente pelo Instituto Unibanco, o Boletim Aprendizagem em Foco chega à sua 87ª edição, sintetizando os principais desafios e aprendizados justamente do período da pandemia. Disponível no site do Instituto, a publicação também reúne informações sobre o livro Direção para os novos espaços e tempos da escola, produzido pela Comunidade Educativa – CEDAC, e depoimentos de gestores de Minas Gerais e Goiás sobre suas experiências durante a pandemia.
Conexão Juventudes online
Acabam de chegar ao YouTube os filmes vencedores do Edital Conexão Juventudes, promovido pelo Instituto Unibanco, que retratam a rotina dos estudantes do Ensino Médio público em cinco estados durante o período de escolas fechadas na pandemia. Os documentários de 26 minutos, que passam por temas como educação indígena e afrocentrada, gravidez na adolescência, violência, estudantes imigrantes e dificuldades de conciliar trabalho e estudos, podem ser acessados no canal www.youtube.com/@institutounibanco.
Serviço
Estudo “Liderança Escolar no contexto da pandemia de Covid-19 – Aprendizagens, desafios e propostas de políticas”: https://bit.ly/Informe4_IU-UDP
Boletim Aprendizagem em Foco – Edição 87: https://bit.ly/AprendizagemFoco87
Documentários Conexão Juventudes no YouTube:
Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.