Insper promove debate sobre retomada econômica verde
Evento realizado na terça-feira, dia 30, teve a participação de autoridades e especialistas do setor, incluindo a da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva
Foi realizado na terça-feira, 30 de maio, o Seminário Retomada Econômica Verde, evento promovido pelo Insper, uma das principais instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil, e responsável por apresentar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Sustentabilidade do Insper em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), plataforma Arq.Futuro e a plataforma Por Quê? Economês em bom português. O estudo contou com apoio do Itaú Unibanco.
O Seminário recebeu a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (remotamente); o embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores; o secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco; a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa; a diretora de Natureza e Sociedade do CEBDS, Juliana Lopes; e o diretor executivo do Instituto Escolhas, Sergio Leitão.
A mediação e apresentação do estudo foram feitas pela professora e líder do Centro de Sustentabilidade do Insper, Priscila Claro, que abordou como alguns países estão implementando essa agenda, a fim de identificar experiências que podem ser úteis também ao Brasil. “Buscamos analisar como outros países estão evoluindo em direção a uma economia mais sustentável e neutra em carbono. O estudo de casos de países como Chile, França, China e EUA nos forneceu insights valiosos sobre as abordagens e medidas eficazes para essa transição”, disse a especialista.
O presidente do IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade, Ricardo Young, também foi um dos mediadores do evento, e destacou a importância de discussões como as debatidas durante o Seminário. “A sociedade civil deve insistir que o futuro do país depende de uma agenda de desenvolvimento sustentável”, abordou. “O relatório mostra como os países têm feito em relação à mitigação dos gases do efeito estufa e é também uma contribuição para o governo”, completou.
Em sua participação, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, parabenizou o Insper e demais organizadores afirmando que iniciativas como o seminário sobre a retomada da economia verde são importantes para mostrar os esforços que têm sido feitos para posicionar o Brasil à luz dos avanços que vêm sendo alcançados na formulação de políticas e estratégias para a transição sustentável.
“Nós estamos fazendo um debate estratégico para o mundo e para o país. Teremos que ter muita capacidade de mediação, muita resiliência e persistência. Do contrário, ficaremos trancados do lado de fora. E não adianta imaginar que vão fechar as portas para os produtos de carbono intensivo deixando de importá-los, mas que vamos poder escorregar para outro lado negociando com outras nações. Este espaço vai se fechar globalmente e já deveríamos estar fazendo o dever de casa. Há 20 anos nós começamos esse processo e conseguimos resultados fantásticos em relação ao desmatamento”, enfatizou a ministra.
Outras duas mesas redondas contaram com os demais porta-vozes debatendo os seguintes temas:
– Políticas públicas e sustentabilidade.
– Proteção de comunidades vulneráveis na preservação e atuação ambiental.
– Bioeconomia e bioinsumos.
– Falta de coordenação dos países que fazem parte da Amazônia e a exploração do Petróleo na região.
– Competitividade global na questão energética e a importância da Amazônia para a produção de energia.
– Falta de investimentos na região Amazônica para o desenvolvimento da economia local.
O evento está disponível no canal do Insper no YouTube e a íntegra do relatório pode ser acompanhado no site da instituição.
Sobre o Insper
O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas, Tecnologia e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Direito, Economia, Engenharia e Ciência da Computação), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. A escola tem as certificações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).