22 de setembro de 2024

Inovação e tecnologia na avicultura marcam segundo dia do 10º Encontro Unifrango

Foto: Fábio Boy/ Kandyany Eventos

Nesta quinta-feira (20), último dia do evento discutirá as condições sanitárias da avicultura

As novas tecnologias já podem auxiliar os produtores avícolas a obter resultados de maneira mais rápida e efetiva do que anos atrás, apontou o zootecnista Rodrigo Galli em palestra na última quarta-feira (19), no segundo dia do 10º Encontro Avícola e Empresarial Unifrango, em Maringá. Segundo ele, esse conhecimento dá a oportunidade dos avicultores anteciparem situações que possam comprometer a produção.

“A avicultura 4.0 possibilita você medir de forma constante e automática a resposta do animal a diversos estímulos, como nutrição e manejo. São vários recursos, dando uma visão em tempo real. Com isso, as empresas podem monitorar o comportamento do animal o tempo todo e oferecer respostas mais rápidas, permitindo a tomada de decisões mais precisas e em curto prazo”, destacou Galli.

Para isso, o zootecnista ressaltou que as empresas precisam entender, primeiramente, qual é a sua necessidade tecnológica para dar andamento nos processos. “A melhor tecnologia é a tecnologia certa para sua empresa. Não adianta usar tecnologias extremamente avançadas, como um robô, quando não cabe. Muitas vezes o uso de um celular para coletar uma informação dentro de uma granja e inserir estes dados em um software será a melhor opção para certas demandas”, exemplificou.

Inovação e tecnologia foram os temas abordados no segundo dia do evento da Unifrango, que contou ainda com as palestras da docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de tecnologia de carnes, Liris Kindlein; do fundador da empresa YLive, Natanael Leão; do gerente técnico de reprodutoras e frango de corte da DSM Animal, Keysuke Muramatsu; do consultor técnico em ambiência Ricardo Guerra; do engenheiro agrícola Evaristo de Miranda; e da produtora de conteúdo Camila Telles.

Optimized by Optimole