Empresas investem em lojas exclusivas para oferecer experiência diferenciada no Varejo
Com objetivo de ficar mais perto do consumidor, muitas indústrias têm escolhido o sistema de franchising para chegar até o Varejo e oferecer uma experiência completa de consumo. Consolidas no mercado nacional e internacional, as empresas buscam criar um canal que reduz e elimina a dependência de intermediários, permitindo criar padrões de atendimento, preços competitivos e um local exclusivo de compra para os clientes.
Veja abaixo indústrias que nasceram na região Sul, apostaram no franchising e obtiveram sucesso no setor de franquias:
Calçados Bibi
Fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, a Calçados Bibi conta com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), que produzem mais de 2,6 milhões de pares de calçados ao ano. Pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos, a empresa conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, a marca no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além de possuir um e-commerce próprio e uma rede de franquias com mais de 150 lojas, sendo 19 delas localizadas em países da América Latina. Com um modelo de negócio destinado aos shopping centers, em 2023, a Bibi faz 15 anos de atuação no franchising. Para investir no negócio da rede é necessário investimento inicial a partir de R$ 580 mil, com prazo de retorno de 36 meses.
Milon
A Milon é uma marca pertencente ao Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do Brasil fundada em 1985. Com sede em Pomerode, Santa Catarina, o Grupo é detentor das marcas Kyly, Milon, Nanai, Amora e Lemon, onde possui produção anual de 31 milhões de peças por ano, distribuídas em todo território nacional e exportação. Atua de forma verticalizada, contando com a sua própria Fiação, a Fio Puro, responsável pelo fornecimento de todo fio e considerada uma das mais modernas da América Latina. Além disso, a empresa conta com mais de 12 mil pontos de vendas multimarcas e exporta para 36 países, forte presença no e-commerce próprio e nos principais marketplaces do País. Já no franchising, está presente desde 2016 com a marca Milon, que conta com 95 operações. Fundada em 2006, a Milon abriu sua primeira loja em 2010 em Joinville, em Santa Catarina, e entrou para o mercado de franchising em 2016. A marca oferece duas opções de modelos de negócio, o Tradicional e o Open Front, lançado em 2021, que traz um conceito que explora lojas sem vitrine. O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses.