Indústria comprometida com a sustentabilidade expõe soluções inovadoras na 3a edição da EXPOMAFE

Encontro do setor de máquinas-ferramenta e automação industrial dinamiza negócios no setor

O terceiro dia da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas- Ferramenta e Automação industrial surpreendeu os organizadores pelo volume de visitantes que estiveram no São Paulo Expo, onde o evento é realizado até o próximo sábado (13). 

“O evento vem superando seus dias de visitação e hoje, no histórico das três edições do evento, foi o dia de maior movimento, o volume de profissionais que passaram pela EXPOMAFE superou nossas expectativas. Nossa expectativa é superar a visitação estimada, e receber mais de 55 mil visitantes”, comenta a show director, Liliane Bortoluci.

Além da visitação intensa, o evento vem ganhando destaque como polo gerador de negócios. O evento reúne 900 marcas nacionais e internacionais, de mais de 18 países, que apresentam soluções em tecnologias, automações, peças e equipamentos e maquinários, para o segmento industrial.

Na EXPOMAFE 2023, a chinesa Bodor Laser, que produz e comercializa máquinas de corte a laser, fechou o terceiro dia com sucesso de vendas. Segundo o gerente de produto da empresa, Meng Qingchuang, já foram em torno de 20 máquinas vendidas, no valor, aproximadamente, de US$ 150 mil cada. A empresa, também, está com mais de 30 máquinas para entregar a distribuidores no Brasil. A Bodor é um dos 64 expositores chineses presentes no evento. 

Soluções com viés sustentável

A indústria, de uma forma geral, intensificou o ritmo do desenvolvimento de soluções que transformam o ciclo industrial em um processo produtivo cada vez mais sustentável e eficiente. Na EXPOMAFE, são vários os expositores que apresentam equipamentos que promovem maior eficiência, sem comprometer a qualidade.

Um desses exemplos é a SCHUNK Brasil, que atua no segmento de sistemas de garras e tecnologia de fixação. A empresa a EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial para lançar a garra Adheso. Sem utilizar eletricidade e nem ar comprimido para fazer a pega das peças, a Adheso usa a aderência no contato com a garra e vem sendo muito utilizada, especialmente, na Europa, também, por ser um equipamento Green Carbon.

“Esta é uma garra ecologicamente correta e já está sendo muito empregada na Europa, porque lá eles têm esse conceito de fábrica verde. E agora estamos trazendo para o Brasil, que tem grandes potenciais clientes para o uso”, ressalta o gerente de engenharia de vendas técnicas da SCHUNK, Julio Del Valle.

A garra é muito utilizada nas indústrias eletrônicas, farmacêutica, alimentícia e, até mesmo, automobilística. Uma grande montadora de automóveis alemã, por exemplo, manipula o vidro do carro com esta garra. E por que essa garra e não ventosa? “A ventosa deixa marca e a Adheso não deixa. Então, assim, eles eliminam um processo de limpeza”, finaliza Julio Del Valle.

Já a Quimatic Tapmatic trouxe para a EXPOMAFE o novo composto epóxi Plasteel Titanium, reforçado com titânio para proporcionar reparos altamente resistentes e usináveis após uma hora, a linha de fluidos de corte ecológicos, com soluções pioneiras, mais amigáveis ao usuário e ao meio ambiente e que atendem às mais elevadas exigências sustentáveis do mercado.

Presente no evento, a White Martins expõe o StarCobot em funcionamento. Trata-se de um braço robótico que executa trabalhos de corte e soldagem com ganho de produtividade e redução de custos que pode chegar a até 50%. A inovação permite executar operações de soldagem e corte plasma com qualidade e repetibilidade, reduzindo os riscos de acidentes e de exposição dos colaboradores aos gases resultantes do processo industrial, além de diminuir impactos ao meio ambiente.

Outra novidade da White Martins no evento é o Starflow, sistema de gerenciamento de gases que regula o fluxo de gás em tempo real de forma sincronizada com a corrente de soldagem. O equipamento conta com medição permanente do fluxo, possibilitando uma economia de gás de até 60% e a redução de custos operacionais. Por meio do fácil manuseio e monitoramento, pode ser utilizado para todos os tipos de gases nos processos de soldagem automatizada ou manual, possibilitando redução das emissões de CO2.

Uma solução para a reciclagem de fios e cabos de cobre é o destaque do Grupo Triaxis Tecnologia, na EXPOMAFE. A empresa localizada no ABC Paulista, onde fabrica máquinas para o mercado de usinagem, passou a distribuir em 2011 máquinas italianas recicladoras de fios e cabos, e há cerca de oito anos nacionalizou 100% a fabricação dessas máquinas. 

“A demanda pela reciclagem de fios e cabos só aumenta, uma vez que o mundo está voltado à logística reversa e que o cobre é o terceiro metal mais usado na indústria por ser o melhor condutor elétrico depois do ouro”, afirma o diretor-geral da empresa, Philippe Garcia. Segundo ele, suas máquinas de reciclagem, com capacidade de 100 kg a 3 mil kg, atendem ao próprio setor de eletroeletrônicos, de fios e cabos, de reciclagem veicular e outros voltados à logística reversa e sustentabilidade. 

“Somos líderes de mercado com crescimento de 25% ao ano”, afirma o executivo, que completa: “participar de feiras como a EXPOMAFE é um ponto alto de nossa estratégia comercial, uma vez que, além de efetivar vendas no estande, estabelecemos contatos durante os dias do evento que nos preenche a agenda de prospects para o ano todo”. 

Outro exemplo de soluções com viés sustentável na EXPOMAFE vem da BLM Group, empresa industrial que se dedica à concepção e construção de sistemas de processamento de tubos, arames e chapas e à digitalização. “Estamos vindo de um período de pandemia em que o mercado estagnou, mas apresentou rápida recuperação, o que faz com que a empresa venha assimilando bons resultados desde então”, conta o diretor da empresa, Fabio Hollatz.

Segundo ele, a EXPOMAFE 2023 reflete essa retomada do mercado. “Durante o evento, estreitamos e abrimos novos relacionamentos com visitantes que nos procuram para buscar soluções voltadas à melhoria de processos, redução de tempo de produção, que apresentem menos resíduos no pós-produção, consumindo menos energia e gerando, assim, mais sustentabilidade e competitividade”, conta Hollatz. E completa: “nossas perspectivas para o segundo semestre são positivas, mesmo com algumas incertezas do mercado”.

Quem também atende a um leque bastante amplo de segmentos da economia, é a Hexagon, que atua com soluções de realidade digital, combinando sensores, software e tecnologias autônomas, visando aumentar a eficiência, produtividade, qualidade e segurança em aplicativos industriais, de manufatura, infraestrutura, setor público e mobilidade. “Temos 32 anos de atuação no Brasil e entendemos que, hoje, as empresas estão em busca de melhorar seus processos produtivos para se tornarem mais competitivos nesse cenário em que vivemos”, afirma o gerente técnico industrial, Nelson Carvalho.

Segundo ele, a feira tem apresentado ao expositor um visitante conhecedor das tecnologias, que vem preparado para fazer negócio. “Uma curiosidade é que, este ano, a maior frequência em nosso estande tem sido de clientes dos setores de usinagem, de plásticos e do setor médico, buscando soluções mais imediatas e fechando negócios aqui mesmo no evento”, contou Carvalho. 

Para o diretor de marketing para América do Sul da ESAB, José Roberto Domingues, a EXPOMAFE 2023 coloca em evidência uma demanda represada do mercado por atualização tecnológica. “Nos propusemos este ano a apresentar ao visitante as soluções que aproximam os produtos da tecnologia, voltada tanto para a automação de processos e aumento da produtividade, quanto para o monitoramento, reduzindo tempo de produção, desperdício, atrasos e aumentando também a conectividade com o cliente. Com isso, estamos com o estande constantemente cheio e acreditamos que nosso trabalho pós-evento sobre os leads gerados será bastante produtivo”, afirma o executivo. 

Indústria Automotiva tem representatividade de mulheres 

A EXPOMAFE 2023, abraçando pautas de diversidade e equidade de gênero, nesta quinta-feira, 11, no Parque de Ideias trouxe a CEO do Portal Automotive Business e líder da Rede AB Diversidade, Paula Braga, que apresentou dados da indústria, de modo especial, do setor automotivo, abordando que ainda é necessário discutir sobre os temas citados.  

O Automotive Business, portal especializado do trade automotivo, ganhou, em 2021, o Prêmio WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), promovido pela ONU Mulheres. O reconhecimento destacou o pioneirismo da publicação em fomentar a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a diversidade no setor automotivo, com destaque para o projeto AB Diversidade, lançado em 2017. O projeto, segundo Paula, prepara as mulheres para atuar no ambiente de negócios da indústria automotiva.

A CEO apresentou uma pesquisa do Instituto Locomotiva realizada com montadoras, que avaliou a percepção das empresas quanto à importância da diversidade no contexto industrial. Para 63% dos entrevistados, a questão é relevante para a reestruturação das empresas. 

Outra pesquisa citada por Paula, neste caso da consultoria McKinsey, revelou que a igualdade de gênero adicionaria à economia global US$12 trilhões, e que empresas crescem em torno de 21% ao ano quando possuem mulheres em cargos de liderança. 

Mesmo com a falta de equidade de gênero nas empresas, há quem só contrate mulheres para o seu segmento. A CEO da Comgen Componentes Genuínos, Brenda Cavalli, que participou do evento, comentou que 99% dos seus colaboradores são mulheres. A Comgen trabalha com componentes para o setor automotivo, especialmente junto aos postos de combustíveis, e apostar no gênero feminino foi uma estratégia. “A mulher sabe argumentar melhor. O propósito da Comgen é justamente mostrar que a mulher tem conhecimento e conteúdo técnico para atender o segmento”, disse Cavalli. 

Sustentabilidade também no Parque de Ideias

O tema sustentabilidade permeia hoje todo e qualquer ambiente e atinge a indústria de forma abrangente. Melhorias em processos, economia de insumos, qualificação da mão de obra, conectividade, automação, gestão de resíduos, tudo isso faz parte da pauta das indústrias e se reflete em competitividade e em sustentabilidade. 

Exemplo disso foi apresentado na palestra “Mobilidade – Como será o veículo do futuro?”, ministrada pelo engenheiro da FORD Motor Company Brasil, Gersio Len Misawa, no Parque de Ideias, uma das atrações da EXPOMAFE 2023. Segundo ele, o carro do futuro (2040) contará com diferentes níveis de automação, tecnologias integradas, conectividade com o ambiente, estará imerso na economia compartilhada, será sensitivo e simplificador de dilemas humanos, além de sustentável e eficiente. Pode ser até que voe! Mas essa não é a questão. 

A questão é que para chegar a esse nível de inovação no futuro, hoje já estão sendo realizadas, testadas e até mesmo comercializadas inovações tecnológicas que há pouco tempo nem eram imaginadas. Os avanços veiculares voltados ao uso de energias alternativas, o uso de realidade aumentada para oferecer conforto e segurança ao usuário, sem falar na conectividade para o uso de dados úteis, tanto para dentro do veículo, quanto para o ambiente externo, até o máximo do desenvolvimento que são os veículos autônomos. Inovações que, mesmo hoje, muitas vezes ainda estão em processo de melhorias e testes, mas já trazem benefícios. 

“Dou o exemplo das baterias usadas em veículos elétricos. Enquanto desenvolvemos formas de aumentar sua performance e diminuir seu peso e custo, criamos forma de reciclar este valioso produto e, até mesmo, dar a ele um segundo uso, como a possibilidade em teste de armazenar energia solar off grid“, comentou Gersio Len Misawa. 

Inovação e sustentabilidade são temas abordados no Parque de Ideias na EXPOMAFE 2023. Amanhã, sexta (12), a programação traz discussões acerca da Segurança cibernética aplicada às indústrias de transformação; a Tecnologia de automação e sensores com internet das coisas (IoT); a Manufatura aditiva na prática; a Jornada da transformação digital na indústria; e a Eficiência energética e gestão integrada. Participe. A entrada é gratuita. 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464