Indigo e Raízen Power se unem para impulsionar recarga elétrica no Brasil
Por meio da rede Shell Recharge, empresas querem alavancar a mobilidade sustentável e o desenvolvimento de smart cities no país
A Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen, acaba de fechar uma parceria estratégica com a Indigo, líder mundial em gestão de estacionamentos, para expansão da rede pública e semi-pública de carregamento de veículos elétricos no Brasil. Por meio do programa Shell Recharge, referência global em infraestrutura de recarga rápida, o acordo entre as empresas busca alavancar a rede de carregadores e outras soluções de mobilidade sustentável em estacionamentos de diversos locais no país, proporcionando desde recargas de conveniência até carregamentos ultrarrápidos para impulsionar o ecossistema de mobilidade elétrica nacional e o desenvolvimento de smart cities.
A parceria entre esses dois grandes players de mobilidade traz um avanço significativo tanto para o setor de veículos elétricos como para o país, proporcionando maiores investimentos, tecnologias e sustentabilidade. “Nosso propósito é democratizar a mobilidade sustentável em todo o Brasil, o que significa expandir em locais estratégicos e isso inclui os locais nos quais a Indigo está presente. Junto à Indigo, estamos entusiasmados em dar mais um passo rumo ao avanço da eletromobilidade, somando sinergias para a conexão de pessoas, locais, negócios sustentáveis e serviços de forma responsável e eficiente”, comenta Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.
Parte importante do portfólio de Raízen Power, uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil, com mais de 40 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções, o programa Shell Recharge tem a meta de alcançar mil estações de recarga em âmbito nacional em 2024. O objetivo da solução é facilitar o carregamento dos veículos elétricos e oferecer um serviço que atenda às necessidades dos motoristas em todos os momentos da sua jornada, de forma a trazer a melhor experiência, com estações localizadas em corredores estratégicos e destinos de conveniência.
Além do programa Shell Recharge, a marca Raízen Power oferece serviços de geração e comercialização de energia renovável para consumidores residenciais até grandes negócios e tem intensificado sua estratégia de conectar novos clientes para democratizar o acesso à energia limpa. Já a Indigo, multinacional francesa do Grupo Indigo, possui um plano estratégico baseado em ações ESG, incluindo a instalação de painéis solares para fornecer e suprir parte da demanda de energia da operação, soluções para mobilidade individual (cadeiras de rodas motorizadas, patinetes e bicicletas elétricas) e carros elétricos compartilhados.
Atualmente, a Indigo está presente em mais de 99 cidades e 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com presença em 369 estacionamentos, que somam mais de 295 mil vagas nos principais shoppings, avenidas de grande fluxo e grandes aeroportos. O objetivo da empresa é ampliar a rentabilidade dos estacionamentos por meio da oferta de diferentes serviços.
“Com essa parceria com a Raízen, a Indigo reforça seu compromisso de buscar soluções inteligentes e sustentáveis para as cidades e de contribuir com a expansão da mobilidade elétrica no país. Além disso, seguindo as diretrizes do Grupo Indigo, companhia francesa com atuação em diversos países, temos várias iniciativas que visam o equilíbrio ambiental, como a compensação de carbono de nossas operações, e a garantia de um serviço de excelência”, comenta Thiago Piovesan, CEO da Indigo Brasil.
Sobre a Raízen Power
Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 30 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.
A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.
Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2022’23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e atingiu um resultado operacional de R$ 1 bilhão de EBITDA.
Sobre a Indigo
A Indigo é líder mundial em gestão de estacionamento, mobilidade individual e serviços relacionados, com 9.500 funcionários em 9 países e mais de 500 cidades. A empresa opera 2.600 estacionamentos em todo o mundo, totalizando 1,4 milhões de vagas, e administra mais de 2.250 km de estacionamentos na rua. Em dois continentes, está presente tanto em instituições públicas quanto privadas, como hospitais, centros comerciais, centros de eventos, aeroportos, universidades, parques e shoppings.
Os negócios da Indigo abrangem toda a cadeia de valor da mobilidade e da gestão de estacionamento: estacionamento de rua e serviços associados; uma oferta digital abrangente (Indigo Neo); fiscalização do estacionamento nas ruas (Streeteo) e gestão dos espaços públicos; modais de mobilidade (Indigo Weel e Smovengo) e logística last-mile, otimizando o uso do espaço disponível para atender a cidade.