Índice de lideranças negras na Via cresce mais de 10% em 2022
Relatório da Via divulgado nessa semana mostra que política de diversidade, inclusão e equidade racial da companhia tem gerado resultado
A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, aumentou o índice de lideranças negras de 25%, em 2021, para 35,6% em 2022. O dado é do Relatório Anual da companhia referente ao ano de 2022 que foi divulgado nesta semana com os principais resultados de iniciativas internas.
Com mais de 45 mil colaboradores, a Via é uma das maiores empregadoras do Brasil e traz em seu DNA o compromisso com a diversidade e inclusão para traduzir em seu time toda pluralidade nacional. Para atingir a meta de 45% de pessoas negras em cargos de liderança até 2025, diversas ações foram realizadas no ano passado, como a expansão de lojas em Manaus (AM), que movimentou a contratação de cem profissionais autodeclarados negros em diversos cargos. Entre os cargos mais altos de liderança como de gerente e acima, os números de profissionais negros também cresceu e passou de 27%, em 2021, para 30,2% em 2022. Há dois anos eram 37,2% do time, e em dezembro de 2022 já somavam 43%.
Em 2022, a empresa realizou ainda a sua primeira campanha de autodeclaração racial, que trouxe avanços significativos em relação ao ano anterior. Como resultado, o percentual de colaboradores não declarados saiu de 23% em 2021, para 14% em 2022.
Sobre a Via
A Via está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto; as vendas online do Extra.com.br; as soluções financeiras do banQi; a fábrica de móveis Bartira; e a logtech Asap Log, além da associação com a Distrito. Em constante evolução, hoje é a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. A Companhia investe seus esforços para além do varejo, ao apresentar uma jornada de compras que coloca o cliente como seu foco principal. Para tanto, desenvolve alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.
Com cerca de 45 mil colaboradores, a Via possui capital aberto na B3 desde 2013, mantendo forte atuação em mais de 450 municípios, 22 estados e no Distrito Federal. Por meio da mais digital e robusta rede logística do Brasil, conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 30 centros de distribuição e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes, com o oferecimento de produtos, créditos, serviços financeiros e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.