Impressão 3d em metal aprimora forma de produzir implantes
Diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) fala, nesta terça-feira (21/07), às 10h, na ExpoT&C, sobre o uso da manufatura aditiva para a produção personalizada de dispositivos médicos implantáveis
O uso de diferentes materiais em impressoras 3D criou novas possibilidades de produção, inclusive de gerar peças diretamente em metal. A manufatura aditiva avançada é a tecnologia que se vale desse tipo de equipamento, permitindo consolidar pós metálicos em camadas, com o auxílio de um feixe de laser.
Engenheira metalúrgica, atuando há 40 anos na área de produtos para a saúde, especialmente implantes ortopédicos, a diretora do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Iêda Caminha, tem acompanhado essa tendência na sua unidade de pesquisa, participando e incentivando projetos neste tema.
Iêda Caminha é a convidada do dia 25 de julho (terça-feira) para falar no auditório da ExpT&C, exposição de Tecnologia e Ciência, que está no Campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, integrando as atividades da 75ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
Na palestra “Aplicação da manufatura aditiva na fabricação de dispositivos médicos implantáveis”, ela mostrará como a impressão 3D tem proporcionado a confecção personalizada desses implantes para uso ortopédico e odontológico, seguindo as características de cada paciente identificadas com precisão por exames de imagem. O INT, por sua vez, têm desenvolvido pesquisas para determinar os parâmetros ótimos do processo de fabricação por manufatura aditiva, caracterizando e submetendo os materiais a uma série de ensaios visando garantir a qualidade e eficácia dos produtos fabricados por esta técnica.
Tecnologia em exposição
Resultado da tecnologia de manufatura aditiva, os implantes ortopédicos impressos em ligas titânio-alumínio-vanádio representam uma inovação capaz de substituir, de forma personalizada e precisa, ossos do crânio humano perdidos por conta de acidentes ou doenças como o câncer. O produto foi desenvolvido pela área de Materiais do INT em parceria com a empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda, em projeto da Unidade Embrapii INT.
Um modelo de crânio com exemplo desses implantes está à mostra, no estande do INT na ExpoT&C, mostra tecnológica ligada à Reunião Anual da SBPC, que acontece no Campus Politécnico da UFPR até sábado, com entrada gratuita.
Serviço0
Palestra: “Aplicação da manufatura aditiva na fabricação de dispositivos médicos implantáveis”
Auditório da ExpoT&C
Local: Tenda da ExpoT&C, no Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba
Data: terça-feira (25/07), às 10h
ExpoT&C – Mostra de Tecnologia e Ciência da 75ª Reunião Anual da SBPC
Período: 24 a 29 de julho de 2022
Horário: 9h às 18h
Entrada gratuita.